O setor de meias registra forte expansão de suas vendas nos primeiros cinco meses do ano. A Lupo, líder do mercado nacional, produziu até maio passado 85 milhões de pares de meias. Segundo o diretor comercial da empresa, Valquírio Cabral Júnior, "as vendas da Lupo, se comparadas às do ano passado, cresceram 50%", diz o diretor. O resultado se refere aos pares de meias de moda feminina, masculina, esportiva e infantil.
De janeiro a maio, a Lupo cresceu 8% em todas as suas operações (meias, lingerie, cuecas e pijamas), e precisou contratar mais 500 funcionários. "Passamos de 3,7 mil funcionários para 4,2 mil, em menos de seis meses", explica o diretor comercial da Lupo. Segundo ele, em 2010 a expectativa é de que a empresa invista R$ 30 milhões em máquinas e na expansão da produção, através da construção de mais duas fábricas em Araraquara (SP). O diretor acrescenta que o término da obra está previsto para o final de 2012.
A Scalina Indústria Têxtil, detentora das marcas Trifil e Scala, também registra expressivo aumento das vendas. Especificamente a sua marca Trifil obteve crescimento significativo dos negócios em 2010. Até maio, foram vendidos cerca de 48 milhões de pares de meias - número acima dos 36 milhões vendidos no mesmo período de 2009.
Tanto na Lupo quanto na Trifil, o carro-chefe nas vendas vem sendo a meia-calça feminina. De acordo com diretor comercial da Lupo, o modelo é responsável por aproximadamente 60 milhões das vendas de todas as marcas, no País. "Hoje a meia-calça carrega os outros modelos, e movimenta, em todo Brasil uma quantia próxima aos R$ 450 milhões."
Copa
Com a chegada da Copa do Mundo, as meias temáticas já saíram das fábricas da Lupo e da Trifil. No entanto, a Lupo sai na frente como fabricante de meias oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
"Conseguimos essa parceria e criamos uma linha inteira para o torcedor. São meias de todos os tipos com a temática da Copa", afirmou Cabral. Marcas como a Puket e Scala também fizeram peças com detalhes que abordam a Copa do Mundo na África do Sul.
As exportações também têm participação importante nos bons resultados da indústria de meias.
A Scalina Indústria Têxti está investindo no mercado árabe, além dos negócios já realizados com o Líbano e com o Kwait. Segundo o gerente de Exportações da Scalina, Gilberto de Lemos Ribeiro, as tradings brasileiras estão trabalhando para buscar novos clientes para a empresa.
De acordo com Ribeiro, praticamente todos os modelos de meias fabricadas pela Scalina vão para o mercado árabe. "A saída do produto é grande, e a expectativa é de que este ano a quantidade de meias exportadas cresça, podendo chegar a 25% do total fabricado pela empresa."
A Lupo exporta cerca de 6% da produção a 30 países, mas os nossos vizinhos sul-americanos ainda são os mais assíduos compradores. "Somos líder absoluto de vendas de meias no Uruguai, pois a semelhança da temperatura facilita a produção", afirmou Cabral. O diretor explica ainda que a Bolívia vem sendo o grande destaque nas exportações "Os bolivianos revelaram-se os nossos melhores clientes na América Latina", afirmou ele. Cabral preferiu não especular, mas a expectativa é de aumentar as exportações em 2011.
Algodão dispara
A alta do preço do algodão, principal matéria-prima das meias, ainda não afetou diretamente o mercado.
O diretor comercial da Lupo afirma que a empresa está tentando não repassar a alta de 23% que incidiu sobre o produto desde dezembro de 2009. "Desde dezembro, estamos mantendo os preços sem reajuste, e a expectativa é de que consigamos deixar que seja repassada ao produto apenas a média de 5% normal de aumento", explica ele.
A posição da indústria, no entanto, não convence o presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), Sylvio Mandel, que alertou para o reflexo do aumento em outros setores têxteis. "Algodão é commodity, e, como tal, é imprevisível. Esse aumento pegou muitas indústrias de calças curtas; talvez o setor de meias seja um dos menos afetados."
O setor de meias registra forte expansão em suas vendas nos primeiros cinco meses do ano. A Lupo, líder do mercado nacional, produziu até maio passado 85 milhões de pares de meias. Segundo o diretor comercial da Lupo, Valquírio Cabral Júnior. "As vendas da Lupo, se comparadas às do ano passado, cresceram 50%", diz o diretor. Para a Scalina Indústria Têxtil, detentora das marcas Trifil e Scala, o mercado está aquecido. Especificamente a marca Trifil registrou aumento dos negócios em 2010: até maio, cerca de 48 milhões de pares foram vendidos - número acima dos 36 milhões comercializados no mesmo período de 2009.
A Scalina Indústria Têxtil está investindo no mercado árabe, além dos negócios já realizados com o Líbano e com o Kwait. De acordo com o gerente de Exportações da Scalina, Gilberto de Lemos Ribeiro, as tradings brasileiras estão trabalhando na busca de novos clientes para a empresa.
Veículo: DCI