Franquia será alternativa para 170 empresas

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O aquecimento do setor de franquias já começa a ter reflexos que ultrapassam seu crescimento de 14,7% e o resultado da receita bruta de R$ 63 bilhões dos últimos 12 meses. A projeção de crescimento de 18% ainda em 2010, divulgada esta semana pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, deverá ser o resultado de uma série de novos interesses do setor. "Até o final deste ano, pelo menos 170 empresas mudarão seu sistema de operação para o de franquia. Novas holdings também estão previstas", afirmou Camargo. Isso resultará no aumento de 12% do número de lojas, passando de cerca de 70 mil para quase 80 mil unidades.

 

Virão por aí investimentos em padrão de qualidade de produtos e serviços, perspicácia nos planos de expansão dentro e fora do País, além da aderência ao sistema de franquia de empresas que ainda não operam no setor.

 

Expansão no exterior

 

Atento ao aquecimento do setor, o Grupo Bonaparte, responsável pela administração das marcas de restaurantes Monalisa, Bonaparte, Galileu, Donatário e Bossa Grill, investiu quase R$ 200 mil em padronização de atendimento e programa de fidelização de cliente este ano. Com 56 unidades espalhadas por todo o Brasil, o grupo cresceu 9,8% em 2009 e projeta obter um crescimento de 12% até o fim de 2010.

 

"No último ano a rede fechou 18 novos contratos. Em 2010 temos expectativa de abrir mais oito novas unidades no Brasil, apresentar uma nova leitura para as marcas Monalisa e Galileu e lançar duas novas operações no Grupo", comemora Leonardo Lamartine, presidente do Grupo Bonaparte. "A partir da nossa central de TI conseguimos traçar o desempenho detalhado de cada um dos restaurantes do grupo, comparar gastos, verificar saída de pratos e volume de pedidos. Isso otimiza muito nossa operação, e consequentemente aumenta consideravelmente o lucro."

 

O grupo não para por aí, e começa sua expansão fora do País. A marca Bossa Grill prepara sua estreia nos EUA, em Kansas, na cidade de Wichita. "Estrategicamente, investimos cerca de US$ 100 mil, mas outros US$ 900 mil deverão ser investidos nos próximos 12 meses, em novas inaugurações. A expectativa é de que cada unidade fature cerca de US$ 150 mil mensalmente", informa. Além dos EUA, o grupo planeja abrir nove franquias no continente africano até 2012. "Estamos em negociação com um grupo angolano que atua nos segmentos de transporte, logística e construção civil em toda a África, e que tem um braço na área de alimentação em parceria com uma rede de fast-food inglesa", comenta Lamartine. A previsão é abrir duas unidades em Angola, cinco na África do Sul e duas em Moçambique.

 

Aposta no interior

 

Depois de consolidar sua participação em toda área nacional, o Grupo Ornatus, presidido por Jae Ho Lee, aposta em expansão no interior dos estados brasileiros. Uma de suas franquias, a Morana, rede do segmento de bijuterias que atualmente opera 145 lojas distribuídas em todas as capitais e em cidades maiores, direcionou completamente seu plano de expansão a cidades do interior. Os primeiros alvos estão sendo as cidades do interior do nordeste, como Mossoró e Juazeiro do Norte, no Ceará. Em 2009 a Morana teve faturamento de R$ 75 milhões e a expectativa de crescimento é de 30% este ano.

 

A rede de fast-food de gastronomia asiática Jin Jin Wok, também do Grupo Ornatus, se prepara para bater seu próprio recorde: ano passado a rede abriu 15 unidades e em 2010, a meta é chegar a 20 restaurantes e um total de 65 unidades. Criada em 1992 para servir a típica comida chinesa em shopping centers, o Jin Jin ampliou seu conceito e se transformou em Jin Jin Wok em 2008, aderindo outras cozinhas ao seu cardápio, como a tailandesa e a coreana.

 

Com a mudança, os franqueados tiveram um aumento de 30% do faturamento e daí veio o crescimento acelerado da franquia no ano passado. "Este ano, consolidamos o conceito e nos fortalecemos ainda mais nas cidades do interior, e por isso sabemos que 2010 será um ano de grande crescimento", explica Eduardo Morita, diretor de Expansão do Grupo Ornatus. A rede Jin Jin Wok faturou R$ 40 milhões em 2009 e espera um crescimento de 20% do faturamento em 2010.

 

Para as capitais

 

Ao contrário do Grupo Ornatus, a rede de franquias Eco Office, que oferece soluções em tecnologia a escritórios e impressão terceirizada, começou sua operação em cidades do interior de São Paulo, como Campinas e São José do Rio Preto. Desde junho de 2009 a franquia vive um boom, e, além das nove lojas em operação, já vendeu 27 unidades, seis estão em negociação e outras 10 serão abertas até o fim de julho, todas em cidades do interior de São Paulo. A partir de um estudo do plano de negócios da empresa, o foco de expansão mudou para as capitais brasileiras. De acordo com Luis Fernando Teixeira, sócio da Eco Office, a participação na ABF 2010 é justamente parte da estratégia de marketing desse plano de expansão. "Pela visibilidade e credibilidade da feira, nos colocamos numa imensa vitrine de possibilidades de conquistar investidores nas capitais", explica. Ele conta que a empresa já existia havia 12 anos, mas que só em 2009 foi estruturada em sistema de franquia, passo considerado bastante acertado pelo empresário.

 

"Enquanto empresa, o faturamento não chegava a R$ 500 mil. Depois de transformarmos em franchising, em 2009 a rede faturou R$ 700 mil e nos próximos 12 meses chegaremos a R$ 2 milhões."

 

O crescimento do setor de franquias, que faturou R$ 63 bilhões nos últimos 12 meses e deve ter expansão de 18% em 2010, tem como resultado uma série de novos interessados. "Até o fim deste ano, pelo menos 170 empresas mudarão seu sistema de operação para o de franquia. Novas holdings também estão previstas", conta o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo. Isso resultará no aumento de 12% do número de lojas, passando de cerca de 70 mil para quase 80 mil.

 

Para manter seu espaço no mercado, as empresas que já atuam no setor desenham sua estratégia. O Grupo Bonaparte, responsável pelas marcas de restaurantes Monalisa, Bonaparte, Galileu, Donatário e Bossa Grill, investiu R$ 200 mil em padronização de atendimento e programa de fidelização de clientes este ano. O próximo passo é a sua expansão fora do País. A marca Bossa Grill prepara sua estreia nos EUA, em Kansas, na cidade de Wichita. Além dos EUA, o grupo planeja abrir nove franquias no continente africano até 2012.

 

E o Grupo Ornatus, dono da Morana, aposta no interior dos estados brasileiros. Os primeiros alvos são cidades do interior do nordeste, como Mossoró e Juazeiro do Norte, no Ceará.

 

Veículo: DCI


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