Com investimento de 170 milhões de euros - o equivalente a R$ 390 milhões -, a cidade de Jacareí (SP) irá se transformar no maior polo vidreiro do Ocidente. O valor será aplicado na expansão da fábrica da Cebrace - joint venture entre a Saint-Gobain e a NSG/Pilkington -, cuja planta terá ampliação de 60%. A nova unidade deve começar a operar até dezembro de 2011, com capacidade produtiva de 900 toneladas por dia de vidros planos. Esse é o maior investimento que a cidade recebe nos últimos dez anos para instalação de uma nova empresa.
A empresa calcula que sejam gerados pelo menos dois mil empregos indiretos durante a construção da unidade - que contará com um novo forno - e mais de 100 postos de trabalho diretos quando a fábrica estiver em operação.
O protocolo de intenções para a instalação da nova fábrica em Jacareí foi assinado no fim do mês de maio entre o prefeito da cidade, Hamilton Ribeiro Mota, e a diretoria da Cebrace. Nele, a prefeitura se comprometeu a viabilizar um acesso para interligar a Avenida do Cristal, onde está localizada a Cebrace, à Rodovia Carvalho Pinto, a fim de facilitar o escoamento da produção das empresas instaladas na região.
Segundo o diretor executivo da empresa, Renato Holzheim, a viabilização do acesso, que também deve contar com verba do estado, é de fundamental importância para a implantação da nova unidade. "A prefeitura é uma parceira histórica da Cebrace. Para nós, esse apoio é o que vai viabilizar a nova planta. Irá nos ajudar - e muito - na logística."
Com investimento de 170 milhões de euros, a Cebrace - joint venture entre a Saint-Gobain e a NSG/Pilkington - deverá ampliar sua unidade produtiva em 60%.
Veículo: DCI