Fabricantes de produtos para decoração natalina apresentam novidades do setor em momento de crescimento da economia. Projeção é de um Natal "bem decorado".
As empresas que atuam na área de decoração natalina no País já se preparam para o Natal deste ano. Em um momento em que o mercado brasileiro atravessa uma fase positiva, com o crescimento do poder aquisitivo da população, um número maior de fabricantes, fornecedores e artesãos atuam no ramo e participam da Natal Show, feira de acessórios alusivos à data que termina hoje, no Pavilhão Vermelho, do Expo Center Norte, na capital paulista.
Participam desta edição 87 fabricantes e importadores. Entre eles, a Fika Import, que espera crescimento de 50% nas vendas frente ao evento do ano passado. A importadora dobrou para 600 o total de itens expostos no evento deste ano. De acordo com Ali Aouada, gerente de vendas, os produtos natalinos somam 50% do faturamento da empresa. Urso de pelúcia musical e iluminação são os carros-chefe da importadora, que realizou vendas até durante o jogo do Brasil no domingo. Mas para 15 compradores chineses.
Luciana Teófilo, coordenadora de marketing da Natália Christmas, que comercializa árvores, guirlandas, festões e bolas, espera elevação de 20% no seu faturamento em 2010 em relação ao ano passado. Para ela, participar de feiras é uma forma de divulgar a marca. Já a catarinense Firal Indústria Têxtil participa da mostra com fitas e revestimentos de decoração.
A empresa tem como clientes bufês, salões de festas, papelarias e supemercados. O diretor Adalberto Fischer considera a feira vital para seu negócio. Nela, as vendas somam de 8% a 10% dos ganhos anuais.
Natal iluminado – No segmento de iluminação, a G-Light, importadora, apresentou opções de luzes em forma de animais, cordões de lâmpadas e árvores destinadas a shopping centers, lojas e revendas. Sem divulgar preços, o gerente comercial da empresa, Manoel Oliveira Neto, informou que a feira ajuda nas vendas de Natal, que representam 5% do faturamento.
Mas o evento não se faz apenas de expositores. Entre os visitantes havia pequenos lojistas, decoradores e até consultores. Andrea Acras, da Acras Consultoria, buscava ideias e produtos diferentes na Natal Show e considerou positiva a variedade de itens. "Faço decorações especiais, para clientes como o Laboratório Fleury e por isso procuro novidades todos os anos", disse.
Já a lojista gaúcha Fabiana Lehnen procurava as famosas árvores coloridas para atender aos pedidos de seus clientes do município de Passo Fundo (RS). Estava no lugar certo: a Cromus, tradicional fabricante de produtos natalinos, apresentou as árvores de diversas cores como azul, nude (bege), amarela, lilás e rosa. "Elas são o destaque da feira e conquistaram clientes. Os estados do Sul são os maiores compradores, depois de São Paulo", disse o diretor comercial da Cromus, Fernando Hachul.
Veículo: Diário do Comércio - SP