Rumo ao Sul

Leia em 2min 10s

A rede cearense de farmácias Pague Menos, a maior do País, vai abrir 150 lojas até 2012. A meta é faturar R$ 2,5 bilhões e se lançar na Bolsa

 

Deusmar Queirós nasceu no Ceará, mas, a julgar pelo seu estilo no comando dos negócios, poderia ser considerado mineirinho. De vendedor de rapadura quando criança, ele abriu uma pequena farmácia em Fortaleza em 1981 e, desde então, tem conquistado mercado pelas beiradas.

 

Primeiro tornou a Pague Menos tradicional na região Nordeste e, hoje, com 350 unidades, alcança um faturamento anual de R$ 1,8 bilhão. Nos últimos anos, Queirós resolveu atravessar a fronteira para outras regiões marcando presença em todos os Estados brasileiros. Agora se prepara para ousar ainda mais e pisar no calo de concorrentes como Drogasil e Drogaria São Paulo.
 
 

É que a rede trabalha para fortalecer a sua presença no País, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, e quer chegar a 500 unidades e um faturamento de R$ 2,5 bilhões até o fim de 2012. “São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os Estados onde estão concentrados os esforços agora”, disse Queirós à DINHEIRO. “A meta é abrir o capital em 2012.” Para isso, ele tem de chegar lá com números que convençam investidores.

 

Em 2010, 23 lojas já foram abertas, sendo que 14 estão em municípios mineiros, cariocas e paulistas. Outras 17 serão inauguradas até o fim do ano, num investimento total de R$ 50 milhões. Mesmo com todo esse plano delineado, a Pague Menos ainda não é expressiva em São Paulo.
 


Expansão: Deusmar Queirós abriu 23 lojas neste ano, sendo que 14 estão em
municípios mineiros, cariocas e paulistas. Mais 17 serão inauguradas em 2010
"Ele precisaria investir mais no visual da loja e no atendimento ao público porque a concorrência é bastante estruturada e sofisticada”, opina Maurício Morgado, da Fundação Getulio Vargas. Isso, ao que parece, não será problema. A Pague Menos está acostumada a entrar nos mercados e puxar a concorrência. Até seis anos atrás, as grandes redes atuavam regionalmente. “O cenário começou a mudar quando a Pague Menos saiu do Nordeste”, avalia Sérgio Barreto, presidente da Abrafarma. “Drogasil, Pacheco e Raia também se mexeram, por exemplo.”

 

Para crescer, as redes têm de se aproximar cada vez mais dos consumidores, abrindo lojas em cada bairro das cidades onde estão presentes. “É importante se aproximar do consumidor porque ele compra perto de casa”, diz Claudio Felisoni, presidente do Conselho do Programa de Administração do Varejo (Provar). A Pague Menos está seguindo esta cartilha.

 


Veículo: Revista Isto É Dinheiro


Veja também

Casino aumenta participação societária no Grupo Pão de Açúcar

O grupo Casino Guichard-Perrachon aumentou a participação societária no Grupo Pão de A&ccedi...

Veja mais
Manda Brasa: após retorno, projeto para criar rede

O Supermercado Manda Brasa, bandeira presente no mercado belo-horizontino entre 1979 e 1984, quando suas 18 lojas foram ...

Veja mais
Sozinhas e muito bem

Com controle familiar, companhias mineiras passam longe da onda de fusões e aquisições. Mas venda o...

Veja mais
Promovisão completa 19 anos de apoio ao varejo

Vamos ter pelo menos 10 ou 20 anos de economia fluindo bem.Com esta previsão otimista, o empresário Romano...

Veja mais
Maggi tem novidades para o segmento lámen

A Nestlé aposta nas vendas de macarrão lámen e cita pesquisa da Nielsen indicando que em 2009 o seg...

Veja mais
Dori lança amendoim para o lanche da Copa e Festas Juninas

Jean Paiva, gerente de marketing da Dori, informa que a empresa montou estratégia para atender o aumento do consu...

Veja mais
Decisões obrigam INSS a revisar auxílio-doença

Para tentar diminuir a carga tributária previdenciária, algumas empresas têm conseguido liminares qu...

Veja mais
Acordo entre Klein e Diniz pode sair até o fim do mês

Após mais de dois meses de negociações, que envolveram um batalhão de advogados, consultores...

Veja mais
Natal começa a gerar negócios às empresas

Fabricantes de produtos para decoração natalina apresentam novidades do setor em momento de crescimento da...

Veja mais