As vendas nos shopping centers cresceram 15,4% no primeiro quadrimestre deste ano, e este é o maior aumento dos últimos sete anos, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Em abril o incremento foi de 18% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O segmento que mais cresceu em abril, segundo pesquisa da associação, foi o de artigos para o lar que responderam pelo acréscimo de 31% no mês por causa do fator Copa do Mundo que alavancou as vendas de televisores no varejo. A Abrasce destaca que produtos eletrônicos e computadores tiveram importância para o aumento das vendas no setor, isso graças à redução dos preços e ao aumento da oferta.
O resultado de crescimento nas vendas nos shopping centers no País seguem em alta desde o primeiro bimestre deste ano, que registrou incremento de 14,4%, seguido de março com acréscimo de 14,6% em comparação a igual período do ano de 2009. O monitoramento dos shopping centers é realizado mensalmente pela TNS Research International, com exclusividade para a Abrasce.
A projeção da Associação Brasileira de Shopping Centers para crescimento no setor é de 12% para esse ano. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) de janeiro a junho deste ano, 14 shopping foram inaugurados, e a previsão é que até o fim do ano, mais 25 novos, estarão em funcionamento.
A indústria do setor de shopping centers no Brasil responde por 725 empreendimentos comerciais em funcionamento espalhados pelo País. Hoje o setor é responsável por 18,3% do consumo do varejo nacional, com mais de R$ 70 bilhões de faturamento no ano passado.
Veículo: DCI