Faturamento das empresas catarinenses em 2010 aumentou mais do que a média nacional, impulsionado pela classe média
A confiança do consumidor em alta, o crédito em expansão e a redução nos juros estão levando mais brasileiros para as compras nos supermercados. E em Santa Catarina, o crescimento do faturamento do setor é bem maior do que no resto do país, revela uma pesquisa divulgada na Exposuper, que abriu ontem, em Joinville.
Segundo dados da Associação Catarinense dos Supermercados (Acats) e da empresa de análise de mercado Nielsen, nos quatro primeiros meses do ano, as vendas de SC cresceram 11,8% em relação ao mesmo período de 2009. As vendas no Brasil aumentaram 3,6%.
Segundo levantamento feito pela empresa Nielsen, outro fator que está favorecendo as vendas em Santa Catarina é a queda nos preços dos principais produtos consumidos pela população catarinense.
Os preços, nos quatro primeiros meses do ano, caíram 2,5%, em relação ao mesmo período de 2009, e o volume vendido aumentou 14,7%.
Os itens em que houve maior expansão no volume vendidos foram artigos perecíveis (20,8%), bebidas não-alcoólicas (20,4%) e produtos doces de mercearia (18,1%). Pizzas e massas refrigeradas e carnes congeladas foram os produtos em que houve maior crescimento no consumo pelos clientes catarinenses.
O diretor de atendimento da Nielsen, João Carlos Lazzarini, explica que nos últimos dois anos o perfil do consumidor brasileiro sofreu alteração por causa da entrada com mais força da nova classe média, que apresentou necessidades de consumo diferentes.
- Não que as outras classes não consumam, mas vemos um destaque na C – explica Lazzarini.
Os produtos de necessidade básica, como mortadela, ovos e azeite, por exemplo, são básicos e estão com o crescimento atrelado ao aumento da renda da população.
Veículo: Diário Catarinense