Zaeli conquista classe C no interior do país

Leia em 3min

Alimentos: Desconhecida em grandes capitais, empresa vende de ração para periquito até azeite extra virgem


 
Se você é um consumidor de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou de Belo Horizonte, provavelmente nunca ouviu falar da Zaeli Alimentos. Com sede em Umuarama no Paraná, a companhia é uma das maiores fabricantes regionais de alimentos com atuação no interior do país. Produz de ervilhas a panetones, de molho inglês a alimentos para periquitos, incluindo também temperos, cereais matinais, conservas, doces, azeites, queijo ralado e outros gêneros.

 

Só para se ter um ideia, no mercado de mistura para bolo do estado do Maranhão, a marca Zaeli tem 22% de participação, segundo dados Nielsen fornecidos pela empresa. A marca de arroz da empresa no Paraná, seja o branco ou o parbolizado, tem 25% das vendas. Já o macarrão instantâneo Zaeli, no Mato Grosso do Sul e também no Paraná, concentra 15% do mercado.

 

"Nossa estratégia sempre foi comer pelas bordas: investir no interior em vez de disputar mercado nas grandes capitais", diz Valdemir Zago, presidente da empresa, que começou a carreira aos 16 anos, como vendedor das lojas Riachuelo, nos ano 60. "É mais rentável e a competição é menor", diz ele , filho do fundador da companhia, Elídio Zago, que criou a Zaeli em 1969 ao comprar um engenho de beneficiamento de arroz. Depois de servir ao Exército, no início dos anos 70, Valdemir se juntou ao pai e desde então está à frente da empresa, que no ano passado faturou R$ 400 milhões.

 

Para 2010, a meta é fechar o ano com R$ 450 milhões em vendas e para isso a Zaeli tem uma estratégia simples: investir em produtos para consumidores da classe C, com preços razoáveis e boa qualidade. "Nosso preço não é o mais barato, nem é o mais caro. Estamos na média porque queremos atender o consumidor com poder aquisitivo não muito alto. Mas não baixamos o preço demais porque isso compromete a qualidade", explica Zago.

 

Outra tática da empresa é participar de programas de TV cuja audiência coincide com o perfil do consumidor dos produtos da Zaeli. Um deles é o quadro "Construindo um Sonho" com o apresentador Celso Portiolli, do programa Domingo Legal, do SBT. Na atração, da qual a Zaeli é uma das patrocinadoras, um telespectador ganha uma reforma completa em sua casa e - claro - uma despensa repleta de produtos da marca. A companhia este ano está investindo R$ 5 milhões em ações de marketing.

 

Embora, como diz o presidente da empresa, atuar no interior parece ser "menos complicado do que enfrentar as grandes cidades", esse mercado também tem suas exigências logísticas. Mas para elas a Zaeli está preparada: a companhia tem 12 centros de distribuição próprios e acaba de inaugurar o 13º, em Astorga, no Paraná. Além deles, conta com 19 distribuidores em todos os estados do território nacional. Além da sede, em Umuarama, onde são fabricados todos os produtos da empresa, a companhia tem outras três unidades de produção, em Xambrê (PR), Uruguaiana (RS) e no Recife (PE).

 

"Somos fortes no interior mas já está chegando a hora de ir para grandes capitais", diz o presidente. Segundo ele, esse é o plano da companhia para os próximos dois anos. "Como as pessoas do interior, não fazemos nada com pressa."
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Café lidera as exportações de Minas

Estimativa é que segmento agropecuário feche o exercício contabilizando aproximadamente US$ 6 bilh&...

Veja mais
Carrefour diminui opções em suas lojas

O Carrefour SA começou a reduzir drasticamente o número de produtos que vende em seus supermercados, numa ...

Veja mais
Novas regras mudam dia-a-dia das drogarias

O varejo farmacêutico espera a definição sobre a Resolução da Agência Nacional d...

Veja mais
Brasileiros buscam mais trigo nos Estados Unidos

Representantes de moinhos e corretoras de trigo do país estavam nos EUA na semana passada avaliando o cereal do i...

Veja mais
Indústria deve elevar preço do café em 25%

Cotações da matéria-prima já acumulam alta superior a 24% na bolsa de Nova York no mês...

Veja mais
Fabricantes fazem acordo para reduzir concorrência

Farmacêutica: Detentora de marca paga para evitar o lançamento de genéricos      Qu...

Veja mais
Unilever abandona conceito de país emergente

A Unilever, fabricante de produtos de consumo e marcas poderosas como Omo (sabão), Lipton (chá) e Dove (sa...

Veja mais
Marketing desperta desejo, mas não cria necessidade

Há uma cena na peça Rei Lear, de Shakespeare, que parece ter sido escrita ontem, não fosse o fato d...

Veja mais
Mesmo com leilão, preços do feijão devem se manter em alta

O leilão de feijão que será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na pró...

Veja mais