Alimentos: Desconhecida em grandes capitais, empresa vende de ração para periquito até azeite extra virgem
Se você é um consumidor de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou de Belo Horizonte, provavelmente nunca ouviu falar da Zaeli Alimentos. Com sede em Umuarama no Paraná, a companhia é uma das maiores fabricantes regionais de alimentos com atuação no interior do país. Produz de ervilhas a panetones, de molho inglês a alimentos para periquitos, incluindo também temperos, cereais matinais, conservas, doces, azeites, queijo ralado e outros gêneros.
Só para se ter um ideia, no mercado de mistura para bolo do estado do Maranhão, a marca Zaeli tem 22% de participação, segundo dados Nielsen fornecidos pela empresa. A marca de arroz da empresa no Paraná, seja o branco ou o parbolizado, tem 25% das vendas. Já o macarrão instantâneo Zaeli, no Mato Grosso do Sul e também no Paraná, concentra 15% do mercado.
"Nossa estratégia sempre foi comer pelas bordas: investir no interior em vez de disputar mercado nas grandes capitais", diz Valdemir Zago, presidente da empresa, que começou a carreira aos 16 anos, como vendedor das lojas Riachuelo, nos ano 60. "É mais rentável e a competição é menor", diz ele , filho do fundador da companhia, Elídio Zago, que criou a Zaeli em 1969 ao comprar um engenho de beneficiamento de arroz. Depois de servir ao Exército, no início dos anos 70, Valdemir se juntou ao pai e desde então está à frente da empresa, que no ano passado faturou R$ 400 milhões.
Para 2010, a meta é fechar o ano com R$ 450 milhões em vendas e para isso a Zaeli tem uma estratégia simples: investir em produtos para consumidores da classe C, com preços razoáveis e boa qualidade. "Nosso preço não é o mais barato, nem é o mais caro. Estamos na média porque queremos atender o consumidor com poder aquisitivo não muito alto. Mas não baixamos o preço demais porque isso compromete a qualidade", explica Zago.
Outra tática da empresa é participar de programas de TV cuja audiência coincide com o perfil do consumidor dos produtos da Zaeli. Um deles é o quadro "Construindo um Sonho" com o apresentador Celso Portiolli, do programa Domingo Legal, do SBT. Na atração, da qual a Zaeli é uma das patrocinadoras, um telespectador ganha uma reforma completa em sua casa e - claro - uma despensa repleta de produtos da marca. A companhia este ano está investindo R$ 5 milhões em ações de marketing.
Embora, como diz o presidente da empresa, atuar no interior parece ser "menos complicado do que enfrentar as grandes cidades", esse mercado também tem suas exigências logísticas. Mas para elas a Zaeli está preparada: a companhia tem 12 centros de distribuição próprios e acaba de inaugurar o 13º, em Astorga, no Paraná. Além deles, conta com 19 distribuidores em todos os estados do território nacional. Além da sede, em Umuarama, onde são fabricados todos os produtos da empresa, a companhia tem outras três unidades de produção, em Xambrê (PR), Uruguaiana (RS) e no Recife (PE).
"Somos fortes no interior mas já está chegando a hora de ir para grandes capitais", diz o presidente. Segundo ele, esse é o plano da companhia para os próximos dois anos. "Como as pessoas do interior, não fazemos nada com pressa."
Veículo: Valor Econômico