Estratégia de marketing da empresa para divulgar o produto tem investimento de R$ 40 milhões
Com a intenção de disputar o mercado de sabonetes antibacterianos no Brasil e na América Latina, a Reckitt Benckiser comercializará a partir de julho a marca Dettol, já presente em 60 países, e responsável por 30% do crescimento global da companhia. A estratégia de Marketing da empresa para divulgar o produto no País contempla o investimento de R$ 40 milhões.
Com o mote “Protege como abraço de mãe”, a campanha de Dettol criada pela Euro RSCG tem como foco a saúde e a proteção da família contra germes e bactérias. Embora a data de estreia da iniciativa não tenha sido revelada pela empresa, o plano de mídia engloba TV aberta e a cabo , anúncio em revistas, além de ações em PDVs “Pensamos em uma campanha que capturasse as pessoas pela preocupação que elas têm – sobretudo as mães – em cuidar das suas famílias. Mais do que vender queremos educar a população sobre os bons hábitos de higiene”, afirmou Bruna Fautso, gerente de Marketing de Dettol.
A chegada da marca no Brasil e na América Latina mostra a intenção da Reckitt em entrar no mercado de sabonetes, que faturou R$ 2,4 bilhões em 2009 – e cresceu 17% de 2008 a 2009 -, e no segmento de produtos antibacterianos, que hoje detém 12% da preferência do consumidor, segundo dados da Nielsen. “Nosso objetivo é que Dettol seja uma das marcas do coração do consumidor brasileiro , assim como Veja configura-se atualmente. Dettol é uma marca grande, tem 10,6% de share nos países em que está presente, além de ter sido responsável por 1/3 do crescimento global da companhia”, disse Frederic Larmuseau, presidente da Reckitt Benckiser para a América Latina.
O executivo também enfatizou o crescimento do segmento de personalcare e healthcare que, segundo Larmuseau, representa 25% do faturamento global da empresa. “Dettol é a primeira marca que vai cuidar da saúde do brasileiro, e é certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo”, destacou.
A marca chega ao mercado brasileiro com um portfólio de nove itens, composto por sabonetes em barra, sabonetes líquidos e geis antissépticos.
Para lançar a marca no Brasil, a RB também realizou pesquisa de mercado, feita pela TNS Global Market Research em dez países.
O levantamento ouviu pessoas na Europa, Estados Unidos, Rússia Índia, China e Brasil. “Neste estudo verificamos que o brasileiro tem o hábito de tomar cerca de dois banhos por dia. Contudo, é o público que menos tem conhecimento sobre as atuações de germes e bactérias. Além do crescimento do mercado de sabonetes, vimos nesta oportunidade educativa uma excelente estratégia para a entrada de Dettol no País”, acrescentou Bruna.
Veículo: Propaganda & Marketing