Governo de Minas quer valorização para o leite

Leia em 2min 30s

O governador Antonio Anastasia defendeu ontem uma política nacional de proteção efetiva à cadeia produtiva do leite. Durante a abertura da Super Leite, em Pompéu, no Centro-Oeste, ele disse que os pecuaristas têm sido prejudicados pela elevada importação de produtos lácteos, que está derrubando os preços no mercado interno.

 

"O leite é importante porque é um produto democrático. Ele gera renda para milhares de famílias em Minas. Por isso mesmo, temos que lutar sempre para aumentar a produtividade e nos empenharmos junto ao governo federal para termos barreiras de proteção ao nosso leite. E, ao mesmo tempo, do ponto de vista do Estado, agregarmos valor ao produto. Ou seja, termos laticínios e outras empresas que vão usar o leite aqui do Estado para fazer iogurte, queijo e outros derivados", afirmou o governador.

 

De acordo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o déficit da balança comercial brasileira de produtos lácteos, em junho, foi de R$ 20 milhões. Segundo análise da CNA, o governo federal está permitindo a entrada excessiva do produto oriundo de outros países, principalmente do Uruguai.

 

Minas Gerais é a maior produtora de leite no país, com 28% da produção nacional, o que representa 7,6 bilhões de litros. Cerca de 300 mil propriedades rurais no Estado trabalham com a pecuária leiteira.

 

Valor agregado - Anastasia também destacou que o governo do Estado já vem apoiando os produtores rurais a agregar valor à sua produção através do Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite). Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Minas Leite auxilia os produtores rurais no gerenciamento das propriedades, com uso de tecnologias de baixo custo.

 

O programa Minas Leite, atualmente, acompanha a produção de 480 fazendas em 125 municípios mineiros. No próximo mês, o programa atingirá a marca de 500 propriedades beneficiadas. Cada propriedade que recebe assistência do Minas Leite serve de modelo para pecuaristas vizinhos.

 

A meta do Minas Leite para 2010 é beneficiar 1.000 produtores. Em 140 propriedades da regional de Curvelo, que engloba a cidade de Pompéu, a média da produção passou de 7,5 litros para 8,2 litros de leite por vaca ao dia.

 

"Melhoramos muito a produtividade do leite.  interessante observar que nos últimos 10 anos a produtividade aqui aumentou quatro vezes mais do que a média do Brasil, o que é muito bom. Mas temos que investir mais, através da tecnologia. E essa é a função da Emater e da Epamig", disse o governador.

 

A Super Leite reúne produtores, clientes e fornecedores de toda a cadeia leiteira da região, que tem se destacado com bons índices de produtividade e crescimento econômico, a partir das ações e programas do governo do Estado voltados para o agronegócio.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Profissionais com mais de 40 anos ganham mercado

A era da reengenharia organizacional, que estipulava idade máxima para a contratação de profissiona...

Veja mais
Safra menor aumenta preço do feijão

A queda registrada na primeira safra de feijão em Minas Gerais está contribuindo para incrementar os pre&c...

Veja mais
Safra mineira de trigo deve ter queda de 30%

A safra 2009/2010 de trigo em Minas Gerais deve apresentar retração de 30%, conforme estimativa da Associa...

Veja mais
Os jeans ecologicamente corretos, produzidos no Brasil, são destaques na segunda edição do Première Brasil

A feira que acontece nos dias 21 e 22 de julho, traz as mais recentes evoluções em tecidos, fios, fibras e...

Veja mais
Mídia digital domina enquanto as publicações buscam alternativas

Conteúdo pago está ganhando terreno: um quinto dos jornalistas confirmaram que suas publicaçõ...

Veja mais
Hiperfarma colabora com pesquisas do Instituto Pequeno Príncipe

A Rede Hiperfarma acaba de formalizar sua parceria no projeto “Seleção Gols Pela Vida”, do Ins...

Veja mais
Arroz preto – você já experimentou?

Importadora Costazzurra amplia catálogo de produtos com marca própria e traz para o mercado o arroz preto ...

Veja mais
Nova linha de condimentos 780ml da Tambaú Alimentos

Os molhos condimentados da Tambaú que já são um sucesso, em embalagens de 150ml, agora estão...

Veja mais
Condor reinaugurou o maior hiper da rede

O presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, reinaugurou o maior hipermercado da rede, localizado na Nilo Pe...

Veja mais