O Barbosão Extra Supermercados, sediado em Araxá (Alto Paranaíba), vai iniciar a expansão da rede para o Triângulo Mineiro nos próximos anos, começando por Uberaba. Neste mês, está prevista a abertura de outra unidade na cidade-sede, mediante aporte de R$ 3 milhões com recursos próprios. Atualmente, a empresa possui oito supermercados, todos no Alto Paranaíba, sendo seis em Araxá e as outras em Ibiá e Patrocínio.
Com a expansão, o Barbosão Extra estima faturar R$ 75 milhões em 2010, incremento de 15% sobre 2009. Também está prevista a construção de um centro de distribuição (CD) em Araxá, um investimento de R$ 5 milhões (recursos próprios), assim que for iniciada a instalação da 10ª loja naquele município a partir do segundo semestre. Com 25 anos no mercado, a rede emprega 500 funcionários.
De acordo com o diretor executivo do Barbosão Extra Supermercados, Antônio Ferreira, as grandes redes têm se expandido para o interior do Estado, o que tem prejudicado as vendas dos pequenos varejistas. "Elas têm ampliado o mix de serviços prestados nos estabelecimentos, transformando-se em lojas de conveniência. Até mesmo medicamentos são vendidos em alguns deles, por meio de farmárcias terceirizadas. O apelo é muito forte ante as pequenas redes."
Em Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, no Supermercado do Irmão Ltda, os negócios foram prejudicados com a saída antecipada da seleção brasileira da Copa do Mundo. Há 26 anos no mercado, a rede, com quatro lojas na cidade, estocou 10% a mais de mercadoria no mês de julho. "A meta, agora, é liquidar tudo", adiantou o diretor da rede, Ary Soares Silva.
Segundo ele, o Supermercado do Irmão planeja abrir unidades em Inhapim e Ipanema, também na região do Vale do Rio Doce. A rede procura lotes disponíveis para fazer o investimento.
No fim deste ano, a rede irá inaugurar outra loja para substituir uma menor. Com investimento de R$ 4 milhões (recursos próprios), a estimativa é de que o aporte eleve em 5% a receita de 2010 na comparação com a de 2009, que foi de R$ 36 milhões.
"Vamos incluir padaria na nova loja, um serviço que ainda não oferecemos nas outras unidades. Com a reforma, iremos abrir cerca de 30 vagas no mercado", afirmou. A loja antiga possui 280 metros quadrados e a nova terá mil metros quadrados. (LA)
Veículo: Diário do Comércio - MG