Como a Coca-Cola deu origem ao 'hino' da Copa

Leia em 2min 30s

Os executivos da indústria de música estão fazendo uma peregrinação incomum à sede da Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos - sinal do sucesso da blitz de marketing da companhia na Copa do Mundo. Todos querem saber como a Coca conseguiu transformar uma canção chamada "Wavin ' Flag", interpretada por um cantor de hip-hop pouco conhecido e de origem somali-canadense, no hino da Copa do Mundo e 'hit' número 1 do iTunes em 17 países. "Eles vêm de Nova York, da Inglaterra, de Los Angeles", diz Joe Belliotti, diretor internacional de entretenimento da Coca-Cola.

 

A intenção da Coca, inicialmente, era só criar uma música para entreter os torcedores nos estádios da Copa. Para tanto, a empresa fez uma parceria incomum com cantor-compositor K ' naan e sua gravadora, a A&M/Octone Records. A música era a peça central da maior campanha de marketing já feita pela Coca-Cola, veiculada em 160 países. Há quatro anos, na Copa da Alemanha, uma campanha mais modesta foi suficiente para aumentar em 6% o volume de refrigerantes vendidos pela companhia, segundo Emmanuel Seuge, especialista em eventos esportivos e entretenimento. Desta vez, o objetivo da Coca era conseguir um aumento bem maior do que a alta de vendas de 2006, diz Seuge.

 

Ao usar uma única música-tema (em 2006 a Coca criou 13 músicas diferentes para vários países) a companhia economizou US$ 45 milhões em custos.

 

A canção é uma versão de uma gravação de K ' naan lançada em fevereiro de 2009 em seu álbum "Troubadour", que vendeu somente 89 mil cópias, de acordo com a Nielsen SoundScan.

 

Naquela mesma época, os executivos da Coca-Cola pediram aos representantes da indústria da música uma canção para ser usada na campanha. A companhia frisou que a música deveria capturar o espírito da África, como anfitriã do evento, precisaria lembrar o slogan "Open Happiness", do refrigerante e que o intérprete tivesse um bom histórico.

 

Belliotti, então, apresentou K ' naan para a Coca-Cola. Os executivos da Coca gostaram do cantor, de sua origem, tanto canadense quanto africana, e também simpatizaram com a melodia de "Wavin ' Flag" e principalmente com o refrão, que fala de esperança. As estrofes originais, que falavam da fome que K'naan (cujo nome real é Keinan Abdi Warsame) passou quando criança foram suprimidas e deram lugar a histórias de campeões e de torcedores de futebol. As cinco notas musicais que são tocadas quando o slogan da Coca aparece na TV tiveram de ser incluídas.

 

Embora os detalhes financeiros sejam confidenciais, a Coca-Cola divide com K ' naan os direitos autorais e de reprodução da música. A Coca, que também patrocinou parte da turnê de K ' naan pelo mundo, está agora colhendo os lucros inesperados da venda de "Wavin ' Flag".
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas da Hering disparam, com 46,5% de alta na receita

A empresa de vestuário Hering teve crescimento de 46,5% da receita bruta no segundo trimestre em relaç&ati...

Veja mais
Ganho trimestral da Mattel fica abaixo do esperado

A Mattel registrou lucro trimestral abaixo do esperado, afetada pela desvalorização do euro e pelos t&iacu...

Veja mais
Casa Show e Tend Tudo formam rede com 18 lojas

Fusão cria quinta maior varejista do setor   A carioca Casa Show e a goiana Tend Tudo se juntaram para cri...

Veja mais
País atrai trabalhador estrangeiro qualificado

Mais de 90% dos profissionais que conseguiram visto nos últimos cinco anos têm alta especializaç&ati...

Veja mais
Novas regras já são realidade nas drogarias do País

Refrigerante, sorvete, bala, água, gelo, cartão telefônico e serviços fotográficos est...

Veja mais
Cellofarm compra marcas de medicamentos para crescer no Brasil

Para fortalecer a sua presença no mercado nacional, a indústria farmacêutica Cellofarm, subsidi&aacu...

Veja mais
Mattel lucra US$ 51 milhões

A empresa americana Mattel anunciou o balanço do segundo trimestre do ano na última sexta-feira, revelando...

Veja mais
Jogos são 25% do faturamento da Estrela

Uma das empresas de brinquedos mais tradicionais do Brasil aposta em reedições e inovação pa...

Veja mais
Todos querem ser um Nespresso

Com o fim de patente de cápsula, empresas lançam genéricos do café da Nestlé   ...

Veja mais