Os executivos da indústria de música estão fazendo uma peregrinação incomum à sede da Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos - sinal do sucesso da blitz de marketing da companhia na Copa do Mundo. Todos querem saber como a Coca conseguiu transformar uma canção chamada "Wavin ' Flag", interpretada por um cantor de hip-hop pouco conhecido e de origem somali-canadense, no hino da Copa do Mundo e 'hit' número 1 do iTunes em 17 países. "Eles vêm de Nova York, da Inglaterra, de Los Angeles", diz Joe Belliotti, diretor internacional de entretenimento da Coca-Cola.
A intenção da Coca, inicialmente, era só criar uma música para entreter os torcedores nos estádios da Copa. Para tanto, a empresa fez uma parceria incomum com cantor-compositor K ' naan e sua gravadora, a A&M/Octone Records. A música era a peça central da maior campanha de marketing já feita pela Coca-Cola, veiculada em 160 países. Há quatro anos, na Copa da Alemanha, uma campanha mais modesta foi suficiente para aumentar em 6% o volume de refrigerantes vendidos pela companhia, segundo Emmanuel Seuge, especialista em eventos esportivos e entretenimento. Desta vez, o objetivo da Coca era conseguir um aumento bem maior do que a alta de vendas de 2006, diz Seuge.
Ao usar uma única música-tema (em 2006 a Coca criou 13 músicas diferentes para vários países) a companhia economizou US$ 45 milhões em custos.
A canção é uma versão de uma gravação de K ' naan lançada em fevereiro de 2009 em seu álbum "Troubadour", que vendeu somente 89 mil cópias, de acordo com a Nielsen SoundScan.
Naquela mesma época, os executivos da Coca-Cola pediram aos representantes da indústria da música uma canção para ser usada na campanha. A companhia frisou que a música deveria capturar o espírito da África, como anfitriã do evento, precisaria lembrar o slogan "Open Happiness", do refrigerante e que o intérprete tivesse um bom histórico.
Belliotti, então, apresentou K ' naan para a Coca-Cola. Os executivos da Coca gostaram do cantor, de sua origem, tanto canadense quanto africana, e também simpatizaram com a melodia de "Wavin ' Flag" e principalmente com o refrão, que fala de esperança. As estrofes originais, que falavam da fome que K'naan (cujo nome real é Keinan Abdi Warsame) passou quando criança foram suprimidas e deram lugar a histórias de campeões e de torcedores de futebol. As cinco notas musicais que são tocadas quando o slogan da Coca aparece na TV tiveram de ser incluídas.
Embora os detalhes financeiros sejam confidenciais, a Coca-Cola divide com K ' naan os direitos autorais e de reprodução da música. A Coca, que também patrocinou parte da turnê de K ' naan pelo mundo, está agora colhendo os lucros inesperados da venda de "Wavin ' Flag".
Veículo: Valor Econômico