A demanda por trigo na China deve ser totalmente atendida com a produção de 115 milhões de toneladas prevista para 2010, de acordo com Chen Mengshan, porta-voz do Ministério da Agricultura do país. De acordo com as estimativas, o consumo médio de trigo da China é 105 milhões de toneladas por ano. "A produção nacional de trigo cresceu ano a ano desde 2003, permitindo ao governo garantir a estabilidade do mercado", disse Chen.
Os preços médios de compra de grão aumentaram 12% no primeiro trimestre, mostram as estatísticas da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Chen atribuiu a alta dos preços do trigo ao crescimento do preço mínimo de compra. Ele disse que o preço do trigo se estabilizou porque a última safra atende à demanda. O preço do trigo branco caiu 0,13% desde junho para 1,94 iuane o quilo (US$ 0,28). O preço do trigo vermelho caiu 0,96% para 1,82 iuane o quilo desde junho.
A China começou a definir preços mínimos de compra para grãos, incluindo trigo e arroz, em 2004. O governo compra grão de agricultores a preço definido pelo Estado, se o preço de mercado for mais baixo.
Veículo: DCI