Whirlpool investe em pesquisa

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Editais lançados em parceria com a Fapemig disponibilizarão R$ 4 milhões.

 

A parceria entre a Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) continua rendendo importantes frutos para o incentivo e o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em Minas Gerais.

 

Na terça-feira, as instituições lançaram mais dois novos editais, com recursos para o financiamento de pesquisas de eletrodomésticos e eletro portáteis no valor de R$ 4 milhões (50% subsidiado pela empresa e 50% pela Fundação).

 

Um edital será direcionado a pesquisadores, mestres e doutores e outro a universidades e centros de pesquisa de diversas regiões mineiras com condições de desenvolver projetos de inovação científica e tecnológica nas áreas de interesse da Whirlpool Latin America. Os interessados têm até o dia 8 de setembro para fazer a inscrição, que acontece mediante a apresentação do projeto.

 

Cada edital terá uma modalidade de atuação. No edital voltado a mestres e doutores (subvenção pesquisador), o projeto é desenvolvido dentro da empresa. Para este caso serão destinados R$ 1 milhão a serem distribuídos em mais de 30 temas, das áreas de: cocção, ar condicionado, fornos micro-ondas, refrigeração e lavanderia.

 

No caso do edital de parceria universidade/empresa, os projetos de pesquisa são financiados pelo convênio e desenvolvidos dentro das universidades. Para este caso serão destinados R$ 3 milhões e selecionados cerca de 16 temas, entre eles: cocção, ar condicionado, fornos micro-ondas, refrigeração e lavanderia.

 

Termo de cooperação - O termo de cooperação técnica entre a Fapemig e a Whirlpool, assinado em outubro passado, prevê, ao todo, um investimento de R$ 10 milhões por meio de editais que serão lançados nos próximos cinco anos.

 

"Esse edital demonstra a força que a ciência, a tecnologia e a inovação começam a ter no país na medida em que uma empresa, do porte e características da Whirlpool, se associa com uma agência de fomento à pesquisa como a Fapemig", disse o presidente da fundação, Mário Neto Borges.

 

"A Whirlpool Latin America entende que é necessário uma visão de longo prazo para as cooperações com universidades e grupos de pesquisa, e que este instrumento é bastante adequado", ressaltou o gerente de Relações Institucionais em Tecnologia da Whirlpool Latin America, Guilherme M. Lima. "Esse mesmo formato de convênio, já firmado com Minas Gerais e São Paulo, está em discussão também com outros estados", acrescentou.

 

Há pouco mais de um mês, a proposta de pesquisa de uma equipe do Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa em Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) foi selecionada no primeiro edital para investimento em pesquisas inovadoras de eletrodomésticos em Minas Gerais - uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Whirpool Latin America, líder no mercado de eletrodomésticos. O grupo terá R$ 91 mil para colocar em prática o projeto de criação de produtos de linha branca com características culturais brasileiras.

 

Liderança - A Whirlpool Latin America é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. A empresa atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e conta com três unidades fabris, localizadas em Manaus (AM), Rio Claro (SP) e Joinvile (SC), além de dois centros de distribuição e logística localizados em São Paulo (SP) e em Jaboatão dos Guararapes (PE). O centro administrativo da empresa está situado em São Paulo. A Whirlpool conta, atualmente, com mais de 13 mil colaboradores em todo o país.

 

A empresa já conta com 700 profissionais dedicados às áreas de design, inovação e tecnologia, dos quais 50 são mestres e doutores. Em 2009, 22% da receita da companhia veio de produtos classificados como inovadores. Nos últimos três anos, essa receita foi multiplicada por oito, graças ao desenvolvimento de produtos inovadores. Campeã brasileira em pedidos de patentes em 2009, segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual. A companhia registrou 31 patentes, o que a torna a única empresa do Brasil entre as mil maiores instituições depositante de patentes no mundo.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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