Os preços do leite pagos aos produtores voltaram a recuar em julho, segundo levantamento do Cepea/Esalq. A cotação do produto, fornecido em junho, caiu 6,16% em relação ao mês anterior, para uma média de R$ 0,7242/litro no país. Na comparação com um ano antes, o recuo é de 6,17%. Para chegar à media, a pesquisa do Cepea leva em consideração os preços do leite no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
De acordo com o Cepea, o aumento da captação de leite, o recuo no mercado de longa vida, as elevadas importações e as exportações fracas levaram à queda dos valores pagos aos produtores. E a expectativa é de mais retração.
O Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea) mostra que a oferta do produto está crescendo, uma das razões para os preços menores. Em junho, o índice teve alta de 3,43% em relação ao mês anterior. Segundo o Cepea, o crescimento da oferta foi maior no Rio Grande do Sul (alta de 11,07%) e no Paraná (6,49%). O clima favoreceu as pastagens nessas regiões.
No semestre, o índice mostra que o volume recebido por laticínios e cooperativas no país subiu 4,34% ante igual período de 2009.
Veículo: Valor Econômico