Anvisa determina banimento por causa de adulteração que deixou 53 mil intoxicados e matou 4 bebês no país asiático.Segundo governo, medida é só precaução, já que o país não importa, pelo menos por vias oficiais, produtos chineses derivados do leite
O Brasil proibiu a importação e a comercialização em todo o território nacional de alimentos chineses que contenham leite na composição -como leite em pó, iogurtes, biscoitos, balas e chocolates.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou a medida em razão da crise que atingiu a China após a descoberta de que ao menos um quarto do leite produzido no país estava contaminado com melamina, uma substância tóxica usada na fabricação de plásticos e fertilizantes.
De acordo com dados oficiais, 53 mil bebês e crianças se intoxicaram com o leite contaminado. Desse grupo, quatro morreram. A maioria das crianças doentes vive em orfanatos.
O escândalo afetou toda a indústria de leite chinesa. Diversos países já proibiram a importação e a comercialização de produtos lácteos provenientes do país asiático.
Quatro dezenas de pessoas foram presas acusadas de envolvimento no escândalo. O governo chinês foi acusado de abafar as intoxicações por cerca de um mês.
A Anvisa publicará a proibição no "Diário Oficial" da União de segunda-feira. De acordo com a agência, trata-se de uma precaução, porque o Brasil não importou, pelo menos por vias legais, nenhum dos alimentos contaminados do país asiático.
Segundo o Ministério da Agricultura, o país não mantém comércio bilateral de produtos lácteos com a China. Procurado pela Folha, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que o país importa balas e achocolatados da China, mas não soube precisar se esses produtos contêm leite.
A resolução que será publicada na segunda proíbe também que o Brasil importe alimentos industrializados (bolos e chocolates, por exemplo) de países que utilizam o leite chinês como matéria-prima.
Sintomas
A Rússia, o Vietnã e as Filipinas anunciaram ontem que descobriram em seus territórios produtos de origem chinesa contaminados, alguns deles contrabandeados. Os Estados Unidos fizeram recall de balas e iogurtes importados.
A melamina foi usada para fraudar os exames que atestam os níveis de proteína do leite. Particularmente danosa às crianças, a substância leva à formação de pedras nos rins e pode causar insuficiência renal.
Os principais sintomas nos bebês que consumiram melamina são gritos aparentemente sem motivo, principalmente ao urinar, vômito, sangue na urina e falha renal obstrutiva aguda.
De acordo com as autoridades sanitárias dos EUA, a melamina não afeta os adultos se for consumida em "quantidades mínimas".
Veículo: Folha de S.Paulo