O comércio da região do ABC Paulista e o da Capital está confiante com a chegada do Dia dos Pais, a ser comemorado neste domingo, dia 8. Os shoppings e lojistas dos municípios apostam em campanhas e promoções para faturar mais até o próximo fim de semana, e a Associação Comercial de Santo André (Acisa) espera aumento de até 10% na movimentação, em relação ao ano passado. "Primeiro pelas propostas de produtos e, também, pela facilidade de crédito e parcelas maiores, além do aumento de emprego. Tudo isso contribui para o crescimento das vendas", comenta a vice-diretora de Marketing da Acisa, Selma Cobra.
No Mauá Plaza Shopping a expectativa é que as vendas tenham aumento de até 18% em relação ao mesmo período de 2009. O otimismo encontra-se também acerca do fluxo de público que deve crescer 23%. O shopping afirma focar, basicamente, nas promoções para atrair os clientes, uma delas vai presentear 20 pais com uma partida de futebol, na qual os adversários e companheiros serão jogadores consagrados no passado do futebol brasileiro.
Localizado na cidade de Santo André, o Grand Plaza Shopping, lançou um guia com mais de 70 opções de produtos para presentear os pais. O shopping prevê um crescimento de 15% no consumo, comparado ao mesmo período de 2009. Até a próxima segunda-feira (9), os consumidores que fizerem suas compras acima de R$ 200 no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, poderão trocar os cupons por um par de copos exclusivos, feitos especialmente para a data. Para Selma Cobra, os produtos eletrônicos devem ser os preferidos. "Os eletrônicos são um grande chamativo. Existe uma gama de opções de ofertas para esses produtos, além de poderem agilizar a vida dos pais", completa.
Presentes
Lojas de departamento esportivo também viram a movimentação aumentar a partir desta semana, com a aproximação do Dia dos Pais. A diretora de Marketing, Ana Paula Grimaldi Roso, da rede Centauro, com lojas no Grand Plaza Shopping, Mauá Plaza Shopping e no Shopping Metrópole, destaca as promoções nos setores esportivos. "A rede preparou algumas promoções de produtos de várias categorias; calçados, running, futebol, tênis, basquete, e outros, todos das principais marcas", disse.
Outra loja que aposta na data para alavancar as vendas é A Esportiva, localizada no Shopping ABC, em Santo André, que prevê um crescimento de 15 a 20% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo a gerente da loja, Lucileide Nascimento, os artigos de vestuário ainda são os mais visados: "Hoje, os artigos para prática de esporte são muito procurados em todas as categorias, desde agasalhos, camisas de clubes e monitores cardíacos", explica.
O Dia dos Pais está entre as cinco principais datas comemorativas do ano, entre elas estão Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. "Em geral, tanto homens, mulheres, jovens que procuram presentes para os pais que praticam esportes ou para aqueles que gostam do estilo esportista", comenta Ana Paula. Há também lojas com produtos específicos. É o caso da rede Poderoso Timão, destinada à venda de produtos exclusivos do Corinthians. A região do ABC recebeu a primeira loja da rede em abril de 2009, no Grand Plaza Shopping, em Santo André.
"Temos clientes de todas as idades, desde senhores que conhecem toda a história do clube, até os corinthianos mais jovens", comenta Everton Bruno de Andrade, gerente da loja do Shopping Grand Plaza. Após um período de queda nas vendas, decorrente a Copa do Mundo, a loja está otimista para as vendas do próximo semestre, começando pelo Dia dos Pais. Os produtos mais procurados são as camisas oficiais e custam R$ 159,90.
Capital
Instalado em uma das regiões de maior movimentação na zona leste da capital, o Shopping Metrô Tatuapé, que envolve atualmente mais de 500 lojas, além de 13 salas de cinemas (sendo uma 3D) e ampla praça de alimentação, é outro otimista com as vendas para o Dia dos Pais. Tanto que até o dia 8 de agosto, os pais que visitarem o mall e o Boulevard Tatuapé poderão conferir a campanha criada para celebrar a data, estrelada pela atriz Grazi Massafera, com objetivo de consolidar a estação Tatuapé do metrô como um verdadeiro polo de compras.
Veículo: DCI