A Saraiva investe R$ 3,5 milhões na expansão da rede e consolidação da marca em Porto Alegre: a megastore gaúcha será aberta no Barra Shopping Sul, em novembro. No período será realizada a troca da bandeira de duas lojas Siciliano, que passam a integrar a rede Saraiva: uma no Moinhos Shopping e outra no Iguatemi Porto Alegre.
Em março, a Saraiva adquiriu 100% das ações do grupo Siciliano. A empresa tem rede de 102 lojas, 43 delas com bandeira Saraiva e 59 com bandeira Siciliano. No primeiro semestre, a Livraria Saraiva faturou R$ 335,8 milhões, crescimento de 52% ante igual período do ano anterior.
Segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a região Sul representa 15% do mercado de livrarias no Brasil.
"Triplicamos nossa participação no Sul. Por acreditarmos no potencial da região, investimos na expansão da rede lá", disse o diretor-presidente da Saraiva, Marcílio D'Amico Pousada. Na nova loja de Porto Alegre os clientes poderão usar equipamentos para experimentar os produtos. Ela terá sala multidisciplinar de eventos, com 60 lugares, um local para artistas e escritores fazerem o lançamento das obras e um coffeeshop.
A loja terá espaço infantil, onde as crianças poderão brincar e participar da programação com contadores de histórias, oficinas de teatro, danças, brincadeiras e atividades recreativas, aos sábados e domingos.
A mudança não está só na marca, de acordo com a empresa, mas no portfólio de produtos e serviços das unidades que foram ampliados, com a inclusão das categorias de informática, eletrônicos, games, CDs e DVDs, além da entrada de livros importados.
"O cliente da Saraiva aprova a experiência de achar o que precisa em um mesmo ambiente, por isso investimos no acervo das lojas tanto em quantidade como em qualidade", afirmou Pousada.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ