Única empresa com selo que atesta bons antecedentes ambientais exporta para L’Oreal e Anna Pegova
O aumento da demanda mundial por produtos que respeitam o meio ambiente inspira fabricantes nacionais e estrangeiros de cosméticos a investir em linhas naturais cujos principais atrativos são a ausência de substâncias derivadas de petróleo, química sintética ou de origem animal. Nasceu daí a última moda em produtos de beleza, a maquiagem mineral, que está dando lucro a grandes e pequenas empresas. No Brasil, uma das favorecidas por esse filão é a Terramater. Empresa nova e ainda pequena, ela é uma das poucas brasileiras que atende esse segmento, distribuindo matéria-prima para farmácias de manipulação, spas e clínicas de estética e atendendo fornecedores de grandes redes como Boticário, Natura, Contém 1g; sem contar L’Oreal e Anna Pegova, no exterior.
É também a única com a certificação Ecocert, que fornece selo verde para cosméticos ecológicos e orgânicos desde as fontes de extração até a qualificação do processo. Reconhecida na França e vários outros países com tradição nessa indústria, a certificação abriu as portas para a exportação de minerais da Terramater, como óxido de zinco, óxido de ferro, dióxido de titânio, que são transformados em pequenas partículas, usadas para fazer pós e bases. A empresa também fornece ativos minerais para batons, xampus, sabonetes, máscaras faciais e capilares.
Certificação verde
Adeptas dos orgânicos e da produção ecologicamente correta, as sócias da Terramater, Soraia Zonta e Patrícia Jachowicz, contaram com uma vantagem adicional para iniciar o negócio. A família de Patrícia é proprietária da Paraná Mineração, tradicional extratora de argila, areia e caulim, com sede em Tijucas, no sul paranaense.
“Foi o entrelaçamento de dois tipos de empreendimento aparentemente muito diferentes mas que têm em comuma preocupação com o meio ambiente”, diz Soraia. Os locais de extração são pré-selecionados para ser possível guardar o húmus do solo, reposto depois para não prejudicar o terreno. Além disso, a Terramater temumprocesso de descontaminação patenteado que preserva as propriedades dos seus ativos minerais.
Diante dessas vantagens, as empresárias preveem crescimento de 49% este ano. No ano passado, foram vendidas 14 toneladas de minerais da marca, que se tornou uma das unidades de negócio da Paraná Mineração e assim utiliza a estrutura da companhia para aumentar a capacidade de produção na sede de Itajaí (SC) e para ter apoio em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
“Hoje, temos uma equipe de avaliação dos ingredientes formada por clínico, geólogo, químico que atuam no nosso laboratório”, diz Soraia. Ela explica que os testes clínicos comprovaram a eficácia de cada produto para diferentes aplicações em mais de 15 cores naturais. “Cada argila é única, resultado da composição exclusiva da terra, da água e dos processos climáticos”, afirma. “Além dos pigmentos, os minerais ainda fornecem proteção solar e têm efeitos anti-inflamatórios.”
Veículo: Brasil Econômico