Serviço no varejo movimenta R$ 1,4 bi

Leia em 2min 40s

Instalação de computadores e TVs e garantia estendida são a nova fronteira da competição das grandes redes

 

Crescimento favorece as empresas que instalam e consertam eletrônicos para quem ignora os manuais de instruções

 

Instalação de TVs e computadores e suporte a equipamentos, realizados em parceria com empresas especializadas, começam a fazer parte do cardápio trivial de serviços de redes como Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Carrefour e Walmart.

 

Segundo a Folha apurou, essas ofertas já movimentam cerca de R$ 400 milhões por ano. Na categoria garantia estendida, as cifras chegam a R$ 1 bilhão.
"Hoje o varejo brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas do de Índia e China. Quanto mais madura a população, mais ela gasta com serviços", diz Marcos Gouvêa, da Consultoria GS&MD-Gouvêa de Souza.

 

O varejo movimenta hoje no país R$ 487,5 bilhões, sendo que eletroeletrônicos e móveis respondem por 16% desse valor, ou R$ 78 bilhões.

 

Em geral, as redes vendem os serviços de instalação e suporte como uma oferta complementar aos eletrônicos. Com isso, são remuneradas por parceiros como a TecTotal, empresa paulista especializada que tem entre os sócios os fundos Intel Capital e Ideiasnet e a Telefônica.

 

Diante de margens apertadas e com a competição cada vez mais acirrada, grandes redes de varejo estão reforçando a aposta em serviços.
"A receita com serviços hoje é pequena comparativamente, mas a tendência é de crescimento", afirma.

 

CONSOLIDAÇÃO

 

Segundo Gouvêa, diferentemente dos demais emergentes que apresentam grande pulverização, no Brasil, as redes consolidadas já abocanham boa parte do mercado.
"Diante disso, é essencial que as redes mirem serviços para fugir da guerra de preços, que é prejudicial", diz.

 

Estima-se que a margem de lucro das redes de varejo para computadores esteja entre 20% e 25%, enquanto a de linha branca é de 30%.
Embora expressivos, os números estão em constante pressão, segundo analistas.

 

EQUIPE PRÓPRIA

 

A investida em serviços não é novidade para muitos dos varejistas. O Carrefour, por exemplo, criou seus serviços em dezembro de 2007.

 

Diante do crescimento das oportunidades, porém, algumas redes estão criando diretorias específicas para a área.

 

A Fnac é um dos exemplos. A companhia acaba de nomear o francês Pierre Paparemborde, egresso do Carrefour, para reforçar a área, que oferece instalação de TVs e computadores. Também está incluída nessa categoria a venda de ingressos para shows e jogos.

 

Paparemborde deverá preparar a estrutura para a oferta de impressão de fotos sob demanda e download de músicas e livros, que já é oferecida na França. A expectativa é que parte desses serviços seja oferecida ainda em 2010.
Ponto Frio e Casas Bahia também têm diretorias e equipes específicas para a oferta de serviços e acreditam que elas será uma das fontes de renda mais importantes nos próximos anos.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

 


Veja também

Bom Gosto chega à marca de R$ 2 bilhões

Zanatta descata a compra de outras fábricas dentro do resultado positivo da companhia   A velha lenda da g...

Veja mais
Nova Globex vai abrir só 15 lojas em 2011

Varejo: As rivais Máquina de Vendas e Magazine Luiza planejam inaugurar 30 pontos de venda cada uma   No a...

Veja mais
Rede Ponto Frio deve virar marca "premium" e priorizar classes AB

A rede Ponto Frio prepara uma reestruturação de seu negócio. O objetivo é tornar a marca "pr...

Veja mais
Nova Casas Bahia prevê somar vendas de R$ 18 bilhões

A classe emergente que disparou no Brasil vira meta do novo conglomerado resultante da união da Casas Bahia, Pont...

Veja mais
Tesco ou Casino pode comprar operação do Carrefour

O Carrefour , segunda maior rede varejista mundial, adicionou a Tesco, inglesa, e a francesa Casino Guichard-Perrachon (...

Veja mais
Após seis anos, rede Hortifruti prepara retorno a São Paulo

Seis anos depois de se afastar de São Paulo, a rede capixaba Hortifruti, voltada para a venda de frutas, legumes ...

Veja mais
Jogos no celular 'roubam' vendas da Sony e Nintendo

Serviços: Cresce o número de pessoas que usam o smartphone no lugar de consoles específicos  ...

Veja mais
A Whirlpool ocupa o primeiro lugar do pódio

A subsidiária brasileira da Whirlpool, líder nacional do mercado de linha branca, foi escolhida a vencedor...

Veja mais
Após fim de divergências, ''Nova Globex'' prevê receita de R$ 20 bilhões em 2011

Dois meses depois de resolvido o imbróglio entre as famílias Klein e Diniz que quase pôs fim ao maio...

Veja mais