Jogos no celular 'roubam' vendas da Sony e Nintendo

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Serviços: Cresce o número de pessoas que usam o smartphone no lugar de consoles específicos

 

Yves Guillemot, da Ubisoft: "Portáteis continuarão a ser bem-sucedidos, se trouxerem novidades aos jogadores"Quando Max Batch quer jogar videogame, liga seu iPhone da Apple . O alemão de 22 anos distanciou-se dos aparelhos de jogos eletrônicos portáteis, como o PSP, da Sony , e o DS, da Nintendo , e somou-se ao grupo cada vez maior de pessoas que usam seus smartphones para jogos - on-line ou não -, corroendo as vendas dos consoles específicos para se jogar.

 

"Não vale a pena ter um aparelho de jogos portátil", disse Batch, que gasta cerca de € 2 por mês em jogos para telefones celulares e testava o PlayStation Portable na feira Gamescom, em Colônia, Alemanha, em agosto. "Tenho um iPhone e quando quero jogar, baixo algo da loja de aplicativos."

 

Com maior poder de processamento e gráficos melhores que seus antecessores, os telefones inteligentes vêm ganhando terreno em um mercado antes dominado por Nintendo e Sony. As vendas de telefones celulares capazes de rodar jogos aumentará 11,4% neste ano, para 1,27 bilhão de unidades, de acordo com previsões da iSuppli divulgadas em agosto. As vendas de consoles de videogame deverão ficar praticamente inalteradas em 52,3 milhões e as de aparelhos portáteis, cair 2,5%, para 38,9 milhões.

 

"Com os jogos casuais dominando o mercado, o iPhone começa a dificultar os negócios para os aparelhos portáteis tradicionais DS e PSP e provavelmente continuará a fazê-lo no futuro", afirmou Pamela Tufegdzic, da iSuppli. A receita com as unidades de jogos portáteis deverá variar pouco neste ano, ficando entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões, segundo a iSuppli.

 

O iPad, também da Apple, é outra ameaça. Com o sucesso do computador tablet levando empresas como Toshiba , Samsung Electronics e Research in Motion (RIM) a desenvolver aparelhos similares, os fabricantes de consoles de jogos podem se deparar com mais concorrência.

 

"Certamente, há aumento na concorrência entre as plataformas portáteis e os aparelhos móveis", afirmou John Schappert, diretor operacional da Electronic Arts. "Acho que haverá um crescimento impressionante ocorrendo com o iPad e o iPhone e os aparelhos [que usam o] Android." O Android é a plataforma operacional do Google .

 

As capacidades múltiplas dos telefones celulares vêm atraindo os jogadores jovens. "Em alguns países, o primeiro aparelho de entretenimento digital que as pessoas podem vir a ter é um telefone celular em vez de um computador pessoal", disse Chris Lewis, vice-presidente da Emea Interactive Entertainment Business, da Microsoft .

 

A Microsoft, fabricante do aparelho de videogame Xbox 360, não tem um aparelho portátil específico para jogos. Agora, pretende atrair jogadores que estão em movimento, com jogos para telefones que usem seu sistema operacional Windows Phone 7.

 

A ascensão de jogos para celulares também vem levando programadores a oferecer os jogos existentes no novo segmento de mercado. Alguns jogos, como "Max and the Magic Marker", do estúdio dinamarquês Press Play ApS, com raízes no mercado de consoles e de aparelhos portáteis, ficarão disponíveis no Windows Phone 7, disse Matt Booty, gerente-geral de jogos móveis da Microsoft.

 

"Muitas crianças herdaram telefones em vez de ganhar aparelhos portáteis específicos de jogos como o DS e PSP", disse Booty. "Definitivamente, vemos isso como um mercado-alvo potencial no qual gostaríamos de concorrer."

 

A Microsoft anunciou 50 jogos que estarão disponíveis quando o Windows Phone 7 for lançado, em outubro.

 

A Apple vendeu mais de 120 milhões de aparelhos com seu sistema operacional iOS, como o iPhone, iPad e iPod Touch. Neste mês, adicionou a função Game Center a seu sistema operacional, que permite jogos para vários jogadores.

 

Os celulares capazes de rodar jogos representaram 93% de todas as vendas de aparelhos de jogos em 2009, enquanto os aparelhos específicos, 3%, de acordo com a iSuppli. Ainda assim, os aparelhos portáteis tiveram participação de 67,1% no mercado mundial de software de jogos em 2009, com o restante ficando para os celulares.

 

As vendas do DS caíram 47%, para 3,15 milhões de unidades, no trimestre encerrado em 30 de junho, enquanto as de software recuaram 23%, para 22,4 milhões, segundo números da Nintendo divulgados em 30 de julho. Os consoles de videogame móveis representaram 27% da receita no ano passado e a maior fonte de vendas da empresa.

 

"Os aparelhos portáteis continuarão a ser bem-sucedidos, se trouxerem algo diferente e mais interessante para os jogadores", afirmou Yves Guillemot, executivo-chefe da Ubisoft Entertainment, maior programadora de videogames da Europa.

 

Alguns executivos consideram enganoso discutir se os telefones celulares e computadores tablet usurpam vendas dos aparelhos tradicionais e dos portáteis, pois os jogos para telefones podem ajudar a expandir o mercado total de jogos de computador.

 

"Se mesmo uma pequena porcentagem dos jogadores casuais perceber que realmente gosta disso e se divertir, alguns podem acabar comprando um PlayStation 3", afirmou Kazuo Hirai, presidente da Networked Products & Services Group, da Sony. Os jogos para celulares podem ser "uma boa maneira para levar as pessoas ao mundo dos jogos."

 

Veículo: Valor Econômico


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