Vendas no varejo crescem 0,4% de junho para julho

Leia em 1min 40s

O comércio varejista brasileiro registrou aumento de 0,4% no volume de vendas e na receita nominal em julho em relação ao mês anterior. O crescimento é inferior à alta de 1,0% no volume de vendas e de 0,5% na receita nominal registrada em junho. O dado faz parte da pesquisa mensal de comércio divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Segundo o IBGE, o volume de vendas cresceu em seis da dez atividades pesquisadas, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria, com aumento de 3,4%, e veículos, motos, partes e peças, com taxa de 2,9%. Também apresentaram crescimento os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,9%), material de construção (1,1%), tecidos, vestuário e calçados (0,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).

 

Já os segmentos que sofreram redução no volume de vendas de junho para julho foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%) e combustíveis e lubrificantes (-0,2%).

 

Comparação anual - Em relação a julho do ano passado, o comércio varejista registrou aumento de 10,9% no volume de vendas. De janeiro a julho e no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão nos volumes foram de 11,4% e 9,7%, respectivamente. As taxas de crescimento da receita nominal foram de 13,5% em julho de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, de 14,5% até julho e de 12,7% no acumulado dos 12 meses.

 

O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa mensal de comércio do IBGE, respondeu sozinho por 5,3 ponto percentual, ou 49,2% do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo em julho ante igual mês de 2009.

 

Nessa comparação, a comercialização desse grupo registrou alta de 11%. Os supermercados estão sendo beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios.

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

L´Oréal Paris incrementa linha UV Perfect com quatro novos produtos

A L’Oréal Paris acaba de estender a linha do hidratante UV Perfect, desenvolvido para proteger a pele das a...

Veja mais
Sorvetes Garoto apresenta novo sabor em embalagem inédita

A Sorvetes Garoto amplia seu portfólio de sabores com o lançamento do primeiro produto disponível n...

Veja mais
Aumento no preço do pão é inevitável

As padarias deverão repassar o aumento no preço do trigo nos próximos dias   Embora a recent...

Veja mais
Filhote da EMS investe em pesquisa e novos produtos

Emancipada no ano passado por sua controladora - a EMS, maior grupo farmacêutico nacional, do empresário Ca...

Veja mais
JBS vai incorporar Vigor para simplificação societária

Entre outros benefícios, incorporação permite redução de custos operacionais   ...

Veja mais
Concessionária EcoRodovias prepara entrada em novas áreas

Horizonte. Empresa, que administra cinco rodovias nas Regiões Sul e Sudeste,vai oferecer serviços de log&i...

Veja mais
Camex zera tarifa de algodão importado

Conselho decide suspender até maio o Imposto de Importação em cotas de até 250 mil toneladas...

Veja mais
Construção e varejo direcionam investimentos para a região nordeste

O aumento do emprego reflete os projetos em execução de shopping centers e empreendimentos imobiliá...

Veja mais
Grandes redes vão a fornecedor propor um novo modelo

Varejo: Pão de Açúcar, Carrefour e, agora, Walmart trocam verba de marketing e logística por...

Veja mais