Considerada pelo varejo a quarta maior data em número de vendas, o Dia da Criança já começa a movimentar os centros de compras, que se preparam para o abastecimento da demanda. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), prevê um crescimento de 16,5% nas vendas para o Dia da Criança, em comparação à mesma data de 2009.
Com tíquete médio estimado em R$ 80 a R$ 120, pais e familiares prometem não economizar nos presentes para os pequenos. A variedade de produtos distintos oferecidos nos shoppings, de acordo com a pesquisa, também será um diferencial na hora da compra.
Este ano, as lojas deixarão à disposição dos pais: as tradicionais bonecas para as meninas e os modelos mais modernos; a linha de vestuário, com roupas de inúmeras grifes, além de peças estampadas com o desenho de personagens infantis; e carrinhos, jogos, games e outros brinquedos preferidos pelos meninos. E como as crianças de hoje estão mais ligadas do que nunca à tecnologia, os celulares, MP3, e outros acessórios também já figuram nas listas.
"A grande variedade de produtos concentrados num único ambiente sempre foi tentadora para que o consumidor gastasse mais: o diferencial dos últimos anos tem sido a gama de alternativas de presentes que se dá nos Dia da Criança.
Há alguns anos, o normal era dar boneca, carrinho, figuras relativas à fase infantil; hoje as crianças ganham celulares, computadores e jogos eletrônicos, o que é ótimo para o varejo de todos os segmentos", afirmou Pedro Guerlenda, professor do curso de Gestão de Marketing da Universidade Anhanguera.
Além do trabalho desenvolvido pelas lojas para induzir adultos e crianças às compras, sejam eles filhos, sobrinhos, afilhados, ou netos, entre outros, os shoppings de todo o Brasil também não prometem fazer feio, e planejam inúmeras ações promocionais e institucionais, transformando os empreendimentos em verdadeiros polos de diversão, além dos cinemas, que sempre promovem sessões específicas para atrair os pais e o público infantil.
Veículo: DCI