Na tentativa de desvendar os pensamentos do novo consumidor brasileiro, a consultoria especializada em varejo e serviços, GS&MD - Gouvêa de Souza, realizou o estudo Trust Research, que visa entender qual o nível de confiança dos clientes pelas marcas de varejo.
Uma das percepções é que, de maneira geral, a propaganda não transmite credibilidade ao consumidor, independentemente do segmento. Foram entrevistadas 1.000 pessoas nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, que responderam questionários na internet durante o mês de abril.
No total, 35 marcas dos segmentos de drogaria e farmácia, hipermercados, móveis e eletrônicos, livrarias, material de construção, material esportivo e vestuário e calçados foram avaliadas. Cada internauta escolheu até seis empresas com as quais já teve alguma relação de compra, que totalizou média de 6.486 avaliações (ver arte acima). Os segmentos de livraria e material esportivo são os que mais transmitem confiança ao consumidor, mostra a pesquisa.
"A fidelização do consumidor na marca é construída com a satisfação no atendimento, relacionamento e confiança. Atingindo todas essas etapas, o cliente passa a fidelizar o estabelecimento", explica o sócio sênior da GS&MD, Luiz Goes.
Veículo: Diário do Grande ABC