A Unilever, companhia anglo-holandesa de produtos de consumo, chegou a um acordo para comprar a norte-americana Alberto Culver, fabricante de produtos para tratamento capilar, por US$ 3,7 bilhões. Em comunicado, a Unilever afirmou que a aquisição torna a empresa a líder mundial em tratamento capilar e a segunda maior no segmento de xampus.
A Alberto Culver, que tem mais de 50 anos e é em parte controlada pela família de seu fundador, Leonard Lavin, registrou vendas de US$ 1,4 bilhão no ano fiscal encerrado em setembro de 2009. A transação surge quase exatamente um ano depois de a Unilever anunciar a compra dos negócios de cuidados pessoais da Sara Lee por 1,275 bilhão de euros (US$ 1,72 bilhão) em dinheiro. O acordo ainda não foi concluído por causa de obstáculos regulatórios na Europa, mas a Unilever afirmou esperar um desfecho no quarto trimestre deste ano.
Em entrevista no início do ano, o executivo-chefe da Unilever, Paul Polman, disse que a companhia iria gastar até 2 bilhões de euros ao ano com aquisições. Ele acrescentou que a estratégia é "preencher lacunas" em categorias principais da Unilever e concentrar-se em países com população crescente de mais de 100 milhões de habitantes. A compra aumenta a presença da empresa na América do Norte.
Veículo: DCI