Grupo chileno, que também é dono da rede GBarbosa, venceu disputa pela empresa com atuação em Minas Gerais, Goiás e Bahia
O grupo varejista chileno Cencosud venceu a acirrada disputa pelo Bretas, a quinta maior rede de supermercados do País, capitaneada pelo empresário Estevam de Assis. O Cencosud, que também é proprietário da rede nordestina GBarbosa, pagou US$ 813 milhões (R$ 1,35 bilhão) pelo negócio.
Consultorias e bancos de investimento apontavam o Bretas como alvo do interesse de uma série de compradores, incluindo fundos como o Tarpon, sócio da empresa de calçados Arezzo. No primeiro semestre, a estimativa era de que o interessado tivesse de desembolsar cerca de R$ 1 bilhão pela companhia, que administra 62 supermercados em Minas Gerais, Bahia e Goiás. O Bretas fechou o ano passado faturamento de R$ 2,1 bilhões.
Segundo o consultor Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, o negócio vem para confirmar a boa fase do consumo interno nacional - de acordo com a consultoria, o varejo nacional pode fechar 2010 com o terceiro maior crescimento do mundo, atrás somente da China e da Índia. "O grupo Cencosud teve a visão de iniciar a atuação no País pelo mercado que mais cresceu nos últimos anos, no Nordeste. Agora, com o Bretas, vão ficar mais perto da jaula dos leões", afirma Souza, referindo-se ao mercado do Sudeste.
Para o especialista, a perspectiva de expansão do mercado interno atualmente atiça o apetite de grandes grupos pelo mercado brasileiro. Para o chileno Cencosud, trata-se de uma oportunidade de conquistar um flanco relevante em um País em que a atuação pode ganhar uma escala muito maior do que a operação original. "À medida que o mercado se consolida, ele vai se fechando a novos players", explica o consultor, salientando que os espaços de expansão por meio de aquisição que ainda existem devem ser severamente disputados.
No caso do grupo chileno, a cifra de US$ 813 milhões dispensada à compra do Bretas supera a projeção inicial de investimentos do Cencosud para o ano de 2010, de US$ 700 milhões. Além de estar presente no Brasil, o grupo chileno lidera o mercado de varejo no Peru, onde opera a bandeira Wong. A companhia briga pela dianteira em sua terra natal, com as redes Jumbo e Santa Isabel, e na Argentina (cadeias Jumbo e Disco). O Cencosud, que hoje contabiliza 100 mil funcionários, também tem operações na Colômbia.
O grupo entrou no Brasil em novembro de 2007, com a compra do GBarbosa, quarta maior rede de supermercados do País, presente em Estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Na época, o grupo chileno pagou o equivalente a R$ 730 milhões. Seguindo a estratégia de adquirir marcas de forte apelo regional, o Cencosud reforçou seu portfólio neste ano com a compra de duas redes nordestinas de pequeno porte: a baiana Perini e a cearense Família. Em ambos os casos, os desembolsos ficaram um pouco acima de R$ 50 milhões.
Trajetória. Criado nos anos 50 em Santa Maria de Itabira, cidade mineira com 6 mil habitantes, a rede Bretas era um armazém com sete funcionários e 170 metros quadrados até pouco mais de 20 anos atrás, quando o empresário Estevam de Assis e o irmão Ildeu assumiram o negócio do pai. Depois de reverter o quadro quase falimentar do armazém, os irmãos começaram a expansão como "empresa abutre", comprando lojas perto da falência quase de graça.
Foi só em 1994 que a primeira unidade dentro de uma estratégia própria de expansão foi inaugurada. Conhecida pela concorrência pela administração espartana e pelo rigoroso controle de custos, a cadeia Bretas é identificada hoje pelos "hipermercados compactos", com cerca de 30 caixas e área variando entre 3 mil e 4,5 mil metros quadrados.
Veículo: O Estado de S.Paulo