As principais padarias de Belo Horizonte já deram início aos preparativos para atender a demanda das festas de final de ano. De olho no Natal, no Réveillon e nas confraternizações corporativas, as empresas disponibilizam um mix variado de produtos típicos, como panetones artesanais e os tradicionais assados, para conquistar o maior número de clientes e alavancar as vendas, que conforme os empresários este ano deverão superar em até 15% as realizadas no ano passado.
Desde a semana passada a Boníssima Padaria e Delikatessen, com duas unidades na Capital, passou a disponibilizar bebidas finas, assados, ceias, pães especiais, roscas, entre outros produtos típicos da época. Conforme o sócio-proprietário da empresa, José Batista de Oliveira, a expectativa para este Natal é de expansão nas vendas de pelo menos 15% sobre igual período de 2009.
"A partir de novembro começam a chegar as encomendas que, tradicionalmente, elevam o faturamento da Boníssima em cerca de 20% em relação aos demais meses do ano. Entre os produtos mais procurados estão os assados, os panetones e as cestas de Natal, que contêm produtos de mercearia, bomboniere e bebidas", afirmou.
Para atender ao aumento da demanda no período, Oliveira informou que a empresa contratou 20 funcionários temporários e investiu em treinamento para dar suporte à demanda do final do ano. Atualmente, a folha de pagamento da panificadora conta com 170 pessoas divididas entre as duas lojas. O valor investido não foi revelado.
"Optamos pelas contratações mais cedo, pois a cada ano a mão de obra tem ficado mais escassa. Nesta época, a oferta de trabalho temporário no comércio é grande, e nem sempre as pessoas estão dispostas a trabalhar sete dias por semana, em turnos extensos, como é o caso das padarias", explicou.
Otimismo - A padaria Vianney, localizada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, estima para este Natal expansão nas vendas de, no mínimo, 10% sobre igual período de 2009. Conforme o proprietário do estabelecimento, Pedro Santiago de Moraes, a expectativa se deve, principalmente, ao aumento de renda da população e ao clima de otimismo gerado pelo Natal.
"O aumento do poder de compra do consumidor elevou o volume de vendas durante todo o ano, já que produtos antes considerados supérfluos passaram a fazer parte da lista de compras. Agora, o clima de otimismo e o entusiasmo das festas levarão as pessoas a consumirem ainda mais", apostou.
Ao todo, o estabelecimento oferece um cardápio com mais de 40 produtos natalinos, entre pratos prontos, pães especiais, assados, vinhos e queijos. Conforme o proprietário, a oferta destes itens diferenciados é que permite que as vendas aumentem em aproximadamente 30% nesta época, frente aos demais períodos do ano.
Ainda conforme Moraes, em novembro a panificadora fará a contratação de cerca de 20 funcionários, visando o aumento da produção e o atendimento adequado a cada cliente. Hoje, a empresa possui 150 funcionários.
Panetone é a grande aposta
Já a Padaria e Confeitaria Antoine, localizada na Savassi, região Centro-Sul da capital mineira, apostando nos tradicionais panetones e em pães especiais, projeta elevar as vendas em 15% em relação ao Natal de 2009. De acordo com a proprietária, Vivan Moreira, a expectativa do incremento baseia-se, sobretudo, nas encomendas para as festas corporativas de fim de ano.
"Como estamos situados em um bairro comercial, muitas empresas nos procuram para encomendar salgados, doces, buffets completos e até ceias para as tradicionais festas de fim de ano", afirmou. Segundo ela, nesta época, o volume de vendas da Antoine aumenta em cerca de 10% na comparação com os outros meses do exercício.
Mesmo com o aumento significativo do fluxo de clientes nesta época, Vivan Moreira disse que há alguns anos não realiza investimentos na contratação de temporários no final do ano. "Geralmente realizo as contratações ainda no primeiro semestre, de forma que no período de maior demanda o funcionário já esteja treinado e pronto para atuar na linha de frente da padaria", explicou. Outra estratégia adotada pela empresa é o uso de banco de horas e o pagamento de horas extras. Atualmente, a padaria conta com 42 funcionários.
Ao todo, a padaria e confeitaria oferece mais de 30 itens relacionados à data, como panetones artesanais, bolos trufados, roscas, tábuas de frios, cestas natalinas, vinhos, queijos e castanhas.
Mix - O sócio-proprietário da Padaria e Confeitaria Veneza, que possui duas unidades em Belo Horizonte, Helbert Alexandre Leão Figueiredo, também está otimista com a aproximação do Natal. Conforme ele, neste período as vendas crescem aproximadamente 10% na comparação aos demais meses do ano, já que o estabelecimento oferece produtos diferenciados e as pessoas buscam substituir os itens tradicionais por pães, tortas e pratos típicos da época.
"A partir de novembro as pessoas começam a encomendar alimentos e bebidas para as festas de confraternização. Neste sentido, aproveitamos o momento e investimos na ampliação do mix, de forma a atender as expectativas de cada cliente", explicou.
Segundo ele, este ano a Veneza vai oferecer diversos produtos para o período, como panetones, carnes assadas e a tradicional rabanada. Já nos meses tradicionais, além dos produtos convencionais como pães, tortas e salgados, os itens mais vendidos pelo estabelecimento são vinhos, adoçantes e cafés.
Ainda de acordo com Figueiredo, a estimativa é de que as vendas natalinas em 2010 aumentem em pelo menos 10% em relação às registradas no exercício passado. Além disso, ele informou que a padaria investiu na contratação de funcionários, todos para a área de produção. O valor, no entanto, não foi revelado. (MB)
Veículo: Diário do Comércio - MG