Antes mesmo dos enfeites de fim de ano invadirem as lojas, o Natal já dá o ar da graça nas prateleiras dos supermercados. Em setembro, começam a chegar os panetones. Em outubro, dominam a paisagem. E neste ano a "safra" está maior do que no ano anterior. A Nita Alimentos, marca de varejo do Moinho Paulista, que tem farinhas, bolos e misturas pré-prontas, ampliou sua produção. Com investimento de R$ 600 mil, pretende produzir um milhão de unidades de panetones, 60% a mais do que foi comercializado em 2009. "Entramos no ramo há um ano. E agora decidimos melhorar nossa presença, principalmente no que se refere ao momento de começar a campanha", diz Marcos Pereira, diretor comercial da Nita Alimentos. "No ano passado, entramos com um certo atraso nas lojas e duas semanas fazem muita diferença nesta área. Mesmo assim, vendemos bem. Depois do Natal, ficamos com pouquíssimas unidades para escoar, comparando com nossos concorrentes. Mas vamos fazer muito melhor este ano."
Os panetones são apresentados em duas versões, uma com frutas cristalizadas e outra com gotas de chocolate, o Choconita. O preço varia de R$ 8 a R$ 10 a unidade de 500 gramas. A fabricação dos panetones é uma parceria da Nita Alimentos com a Cepam Village. "Eles já compravam nossa farinha, agora são nossos parceiros também." Para a produção, a Nita importou um trigo especial do Canadá. "Usamos a farinha extraída do trigo CWRS (Canadian Westers Red Speng), um cereal reconhecido por sua qualidade. Em um produto de fermentação prolongada como o panetone, essa farinha garante a maciez necessária e a qualidade final do produto." O faturamento do Moinho Paulista está estimado em R$ 300 milhões para este ano, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano passado.
Em volume, a empresa prevê um crescimento de 10% em relação a 2009. Desse montante, a linha de alimentos prontos, que inclui os panetones, os bolos e as misturas para bolos, corresponde a 13%. A distribuição dos panetones neste ano alcança 90% dos Estados brasileiros. O plano para 2011 é continuar crescendo com os panetones e aumentar novamente o mix de produtos. "Vamos começar a produzir cremes, recheios e geleias para a linha profissional, ou seja, nosso plano é fornecer esses produtos para padarias." O Moinho Paulista está instalado em Santos (SP). Hoje, a indústria utiliza 85% da sua capacidade que é de produzir 300 mil toneladas de farinha por mês.
Veículo: Valor Econômico