Um grupo de empresários e executivos do varejo farmacêutico viaja hoje para a Europa com o interesse de aprofundar seus conhecimentos sobre modelos de venda de produtos além de remédios em farmácias.
Organizado pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) o grupo fará visitas técnicas às maiores redes de farmácias e drogarias da França e da Inglaterra.
"Optamos pela Inglaterra pois é um país que conta com ampla cobertura do governo em medicamentos e em cujas farmácias são vendidos pequenos eletrônicos, brinquedos e outros produtos", diz o presidente-executivo da entidade, Sérgio Mena Barreto.
O setor viveu neste ano uma batalha com a Anvisa, que tentou restringir a venda de produtos de conveniência, que não são diretamente ligados à saúde.
Grande parte dos estabelecimentos ficou autorizada por meio de liminar a vender itens como barras de cereal, doces, sucos, refrigerantes e alimentos matinais.
Recentemente o STJ confirmou a liberação para a venda dos produtos.
A passagem pela França será útil para observar um mercado que passa por momento parecido, de acordo com Barreto.
"Na França, o governo estuda a liberação de medicamentos isentos de prescrição nas gôndolas", diz.
Veículo: Folha de S.Paulo