Whirlpool começa contagem regressiva para comemorar 100 anos

Leia em 6min 30s

Líder mundial de eletrodomésticos faz aniversário em 11 de novembro de 2011; Whirlpool Latin America participa da comemoração e prepara-se para mais um ano de crescimento.

 

No dia 11 de novembro (quinta-feira) a Whirlpool Corporation – líder mundial em produção e venda de eletrodomésticos – dá início a uma série de ações para comemorar seu centenário no dia 11 de novembro de 2011. Para marcar a contagem regressiva para essa data histórica, a empresa realiza hoje a tradicional cerimônia do sino na Bolsa de Valores de Nova York, com a presença de Jeff Fettig, CEO da companhia, de José Drummond Jr., presidente da Whirlpool Latin America, e de outros membros do Comitê Executivo. O evento terá transmissão em tempo real pela Internet pelo endereço [www.nyse.com/attachment/liveflashbell.htm], às 19 horas, horário de Brasília.

 

No Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool Latin America também planeja diversas atividades ao longo dos próximos 12 meses direcionadas a colaboradores, parceiros de negócios e outros públicos. A primeira delas, ainda em 2010, é o lançamento do novo site institucional (www.whirlpool.com.br), com conteúdo totalmente renovado.

 

“Para nós fazer parte de uma empresa centenária significa não olhar apenas para os próximos 90 dias, mas ter visão para os próximos 100 anos”, afirma Drummond. “Nesse sentido, é fundamental ser inovador, saber ousar, conhecer muito bem nosso consumidor, agir com foco na competitividade e na sustentabilidade e, principalmente, desenvolver pessoas”, finaliza.

 

Ao longo da história - A história da Whirlpool Corporation, que está intimamente ligada à evolução dos estilos de vida e hábitos do último século, começou na cidade de Michigan, Estados Unidos, quando o vendedor de seguros Louis Upton reuniu suas economias e deu início à Upton Machine Company, pequena fabricante de máquinas de lavar roupas que seria no futuro uma das mais importantes companhias do mundo.

 

Depois de superar inúmeros desafios, incluindo a crise norte-americana de 1929 e a 2ª guerra mundial, a empresa começou a crescer rapidamente a partir de 1950, impulsionada por relevantes mudanças, como a de seu nome para Whirlpool Corporation; o desenvolvimento de novos produtos, como secadoras automáticas, refrigeradores e fogões; a adoção da inovação como base de sua gestão; a criação de um serviço de atendimento ao consumidor; e a expansão de sua atuação para outros países.

 

No Brasil, a história da Whirlpool começa em 1945, com a fundação da Brasmotor, importadora de eletrodomésticos e veículos. Em 1954, a Brasmotor começou a fabricar geladeiras de marca própria – a Brastemp – e, em 1958, iniciou uma parceria com a Sears Roebuck Corporation, representante da Whirlpool Corporation. O resultado deste processo foi a criação da Multibrás, que delegaria à Brasmotor 65% de suas ações, enquanto Sears/Whirlpool controlaria os outros 35%.

 

O tempo fortaleceu os laços, estimulou o intercâmbio e juntou os interesses. Aos poucos, a Whirlpool aumentou sua participação, inclusive acionária, no Grupo Brasmotor. Além de continuar a oferecer suporte tecnológico, apoiou a expansão do grupo nos anos 1970 e 1980.

 

Na década de 1990, a Whirlpool deu continuidade à expansão de seus negócios internacionalmente, passando a atuar também em mercados como Argentina, Itália e China. No Brasil, a companhia continuou a investir, anunciando, em 1997, a compra de ações que a colocou na posição de acionista majoritária da Brasmotor.

 

Três anos depois, em janeiro de 2000, a empresa deu mais um passo ao adquirir - em leilão público na Bolsa de Valores de São Paulo - as ações da Multibrás (que reuniu as empresas Brastemp e Consul em 1994) e da Brasmotor, passando a deter 95% do capital das duas empresas. A partir da reorganização societária entre Multibrás e Embraco, foi criada em 1º de maio de 2006 a Whirlpool S.A. No ano seguinte, a empresa passou a ser responsável pelos negócios de toda a América Latina, somando 15 países.

 

Este novo cenário fez com que a empresa buscasse redefinir suas marcas corporativas, surgindo em 2008 duas companhias independentes: a Whirlpool Latin America, responsável por todos os negócios relacionados a eletrodomésticos na América Latina, e a Embraco, que mantém sua atuação no segmento de compressores e soluções de refrigeração.

 

Whirlpool Latin America- Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

 

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

 

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo, sendo 700 dedicados exclusivamente à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país, segundo a revista Época Negócios.

 

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

 

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

 

Perfil- A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 17 bilhões em 2009, 67 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. [ www.whirlpoolcorp.com/100 ].

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Hypermarcas faz três aquisições por R$ 251,5 milhões

Empresa compra marca de sabonete infantil, fábrica de produtos de higiene bucal e três medicamentos de pres...

Veja mais
Fundo inglês Actis compra fabricante do sabão Urca

A gestora inglesa de fundos de "private equity" Actis vai investir R$ 90 milhões na fabricante de produtos de lim...

Veja mais
Nestlé estreia no segmento de Cestas de Natal

Empresa amplia portfólio e fortalece sua presença na data,destacando a novidade como ideal para presentear...

Veja mais
Hypermarcas planeja seguir com aquisições

Após anunciar mais três aquisições - no total de R$ 251,5 milhões -, o presidente da H...

Veja mais
Pão de Açúcar altera política de parcelamento

Ao reduzir número de pagamentos fixos, grupo quer diminuir despesas financeiras e aumentar capital de giro. &nbs...

Veja mais
Lojas Maia terá fachada do Magazine Luiza

A partir deste fim de semana, as 140 lojas da rede Lojas Maia, comprada pelo conglomerado Magazine Luiza em julho deste ...

Veja mais
Sinergia atrapalha resultado, mas GPA tem trimestre positivo

Nada de alarme no cenário varejista, apesar de o Grupo Pão de Açúcar (GPA) ter fechado o ter...

Veja mais
Câmbio é ácido para toda a indústria brasileira, diz Klabin

Maior produtora e recicladora de papéis do Brasil, a Klabin vê a situação cambial do Pa&iacut...

Veja mais
Cotação do leite no País pode cair após acordo com a UE

O acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul pode impactar especialmente em preço...

Veja mais