Executivos de cada um dos seletos 13 clientes da Africa, considerada uma das mais respeitadas agências de publicidade do Brasil, ao entrar no escritório da companhia na cidade de São Paulo, podem se dirigir a uma sala específica para a sua empresa. Lá dentro contarão com a presença de alguns dos principais executivos da agência, entre os quais seu fundador, Nizan Guanaes, e o atual presidente, Márcio Santoro, para discutir as ações a serem desenvolvidas para seus produtos.
Essa dedicação busca fazer com que os clientes sintam-se em casa ao visitar a empresa, e é vista como um dos principais diferenciais da Africa em relação a seus concorrentes. Com apenas oito anos de existência, a agência é constantemente considerada uma das mais respeitadas e conceituadas empresas do setor no Brasil. Pertencente ao Grupo ABC, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, a empresa foi fundada em dezembro de 2002, e hoje está ampliando seus negócios para ter atuação global. Recentemente, a Africa inaugurou um escritório na Madison Avenue, em Nova York, nos EUA, em um dos pontos mais valorizados do mundo.
O número seleto de 13 clientes, entre os quais estão AmBev, Itaú, Mitsubishi, Suzuki, Grendene, Vale, Vivo, Redecard, Procter & Gamble, Seara e Walmart , ajuda a reforçar a imagem da agência. Tanto que, segundo a empresa, a possibilidade de trabalhar com eles com maior atenção e participação dos sócios contribui para o reconhecimento no mercado. "Nunca mudamos a forma de atuação da empresa na agência, desde que ela foi fundada", afirma o presidente da Africa, Márcio Santoro. "Inovação, poucos clientes, equipes exclusivas e sócios dedicados: não fugimos dessa regra para manter o padrão de qualidade que o cliente espera."
Antes de expandir os negócios e conquistar novos clientes, a empresa aposta na expansão dentro de sua carteira atual. "Já atendemos a conta da Ipanema [marca do grupo Grendene] e, este ano, ganhamos a Rider. Desde 2005 trabalhamos com a conta da Brahma e em 2010 conquistamos toda a parte digital", conta Santoro. "Além disso, temos clientes com grande crescimento no exterior, como Itaú e Vale, e estamos nos preparando para acompanhá-los", explica, lembrando o escritório nos Estados Unidos.
Atualmente, além de Márcio Santoro, um dos sócios de Nizan Guanaes na fundação em 2002, a Africa tem entre seus principais nomes Sérgio Gordilho, diretor de Criação; Luiz Fernando Vieira, vice-presidente (VP) de Mídia; Olivia Machado, VP Financeira e Administrativa; Rômulo Pinheiro, VP de Branding; e Pedro Cruz, VP de Planejamento. Guanaes atualmente é o presidente do Grupo ABC, mas continua com forte atuação dentro da agência.
A agência de publicidade é dividida em cinco áreas: Criação, comandada por Sérgio Gordilho; Mídia, comandada por Luiz Fernando Vieira; Gestão, com Marcelo Passos à frente; Planejamento e Branding, lideradas por Pedro Cruz e Rômulo Pinheiro; além de toda a parte administrativa e financeira.
Na área de Criação, os funcionários da África buscam um aprofundamento para o negócio do cliente. Para cuidar dessa área a empresa destina seis duplas de diretores de Criação e dois vice-presidentes de Criação, além de Sérgio Gordilho. De acordo com a empresa, o diferencial da área é o trabalho para que as linhas below, above, on e off se juntem para formar as marcas de uma rede ou uma escada.
A atuação do setor de Mídia também se diferencia do das demais agências, sendo dividido em cinco áreas distintas: inovação, dedicado a geração de ideias; digital, responsável pelas estratégias digitais das contas; negócios, núcleo de relacionamento com o mercado responsável no atendimento aos veículos; operação, responsável pelos processos de controle de cada cliente; e estratégia, que integra as demais áreas.
Liderado pelo diretor-geral de Atendimento Marcelo Passos, o setor de Gestão tem ainda o importante papel de gerir a marca do cliente e o desempenho da sua conta dentro da agência. As responsabilidades são divididas em gestão de pessoas; de processos; de estratégias e conhecimento; e de custos, liderança.
Também é fundamental na agência a área de planejamento e branding. A Africa afirma que é a única empresa brasileira que tem uma consultoria própria de branding capaz de atender às demandas dos clientes relacionadas à estratégia de suas marcas.
O reconhecimento da empresa não é exclusivo de seus clientes, mas do mercado inteiro. A Africa mantém uma política de não se inscrever em premiações, mas mesmo assim é frequentemente lembrada como uma das grandes empresas do setor. Pelo sexto ano consecutivo a empresa foi eleita a mais admirada em Publicidade no Prêmio DCI, que ouviu profissionais das principais empresas do setor para definir a mais admirada dentro do mercado.
Com investimentos em compra de mídia superiores a R$ 970 milhões no primeiro semestre deste ano, a agência de publicidade Africa é hoje uma das maiores no ranking, e credita esse sucesso a estratégias como a de dedicar atenção especial a um seleto número de clientes, que contam com salas exclusivas no escritório da companhia, em São Paulo. De acordo com o presidente da agência, Márcio Santoro, hoje a Africa atende 13 clientes, como Vivo e Itaú, que têm cada um sua própria sala no escritório da agência, e que contam com a presença de executivos da agência, entre os quais seu fundador, Nizan Guanaes, para muitas vezes discutir as ações mais amplas a serem desenvolvidas. A dedicação busca fazer com que os clientes sintam-se em casa ao visitar a empresa. "Inovação, poucos clientes, equipes exclusivas e sócios dedicados: não fugimos dessa regra para manter o padrão de qualidade", afirma.
Coligada ao Grupo ABC, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, ela acaba de ampliar os negócios para ter atuação global: recentemente inaugurou um escritório na Madison Avenue, em Nova York. "Temos clientes com grande crescimento no exterior, como Itaú e Vale, e estamos nos preparando para acompanhá-los", explica Santoro, lembrando o escritório nos Estados Unidos.
Veículo: DCI