Comissão Europeia exige da Unilever a venda da Sanex

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A Unilever conseguiu a aprovação da União Europeia (UE) para comprar a operação europeia de gel para banho e detergentes da Sara Lee, depois que concordou em se desfazer da marca de desodorantes e sabonetes Sanex na região. A venda da marca da Sara Lee amaina as preocupações em relação à competição que o negócio vinha provocando, segundo um comunicado da Comissão Europeia (CE).

 

A decisão da UE levou as companhias a reduzirem o preço de compra da unidade de € 1,28 bilhão para € 1,21 bilhão (US$ 1,63 bilhão), informou a Sara Lee.

 

A venda da Sanex é "uma grande decepção para a companhia, uma vez que a Sanex era vista pela Unilever como uma marca atraente e posicionada logo abaixo de algumas de suas principais marcas globais", disse Richard Withagen, analista da SNS Securities, de Amsterdã. A Unilever deverá conseguir vendê-la por cerca de € 300 milhões, disse ele.

 

A Unilever, segunda maior fabricante de produtos de consumo do mundo, queria comprar as linhas concorrentes da Sara Lee para se concentrar mais nas marcas internacionais. A combinação da marca Sanex com as marcas Dove e Rexona da Unilever "provavelmente levaria a aumento de preços" na Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal, pois removeria a principal concorrente da companhia, no entender da CE, braço executivo da União Europeia.

 

"Tivemos que assegurar que a transação não iria levar a um aumento dos preços para os consumidores", disse Joaquin Almunia, comissário de Competição da UE, em um comunicado. "Como a Unilever ofereceu uma alternativa forte e clara para resolver as preocupações com a competição em uma série de mercados de desodorantes, a comissão pôde aprovar a fusão." As marcas Sara Lee tiveram vendas de mais de € 750 milhões nos 12 meses encerrados em junho de 2009, segundo a Unilever. As vendas da Sanex contribuíram com € 168 milhões.

 

A aprovação da UE permitirá à Unilever agregar outras marcas importantes da Sara Lee como a Radox e a Duschdas à categoria de produtos domésticos e de cuidados pessoais, que vem registrando um crescimento importante, disse ontem em um comunicado o presidente da Unilever para a Europa Ocidental, Doug Baillie.

 

O CEO da Sara Lee, Marcel Smits, disse que o acordo deverá ser concluído em dezembro. O preço reduzido que a Unilever está pagando pela unidade "não terá efeitos" sobre os planos da Sara Lee de recomprar de US$ 2,5 bilhões a US$ 3 bilhões de suas ações até o fim do ano fiscal de 2012, afirmou Smits em um comunicado.

 

O negócio é parte do plano da Sara Lee de vender seus negócios globais de produtos de cuidados com o corpo e uso doméstico. A UE também está analisando a venda da divisão de inseticidas da Sara Lee para a S.C. Johnson & Son. Almunia disse que espera ter uma decisão antes do Natal. A Sara Lee, com sede em Downers Grove, Illinois, também vendeu seus negócios com purificadores de ar para a Procter & Gamble (P&G) e disse que tem um "interesse significativo" por produtos de uso doméstico, incluindo produtos de cuidados com calçados e marcas asiáticas de produtos de limpeza.

 

O CEO da Unilever Paul Polman interrompeu no ano passado uma sequência de nove anos sem grandes aquisições com a compra da Sara Lee, que inclui mais de 90 marcas em 19 países da Europa.

 


Veículo: Valor Econômico


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