Quatro décadas de aventuras a bordo de um Hot Wheels

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Algumas marcas conseguem transcender a relação com o consumidor e ficam na lembrança de diferentes gerações. A Hot Wheels, marca de carrinhos em miniatura da Mattel que comemora 40 anos em 2008 - responsável pela produção de quatro bilhões de unidades desde sua fundação -, faz parte desse seleto grupo. "Os carrinhos Hot Wheels são feitos para as crianças dos três aos 93 anos", brinca o gerente responsável pelo marketing global da marca Hot Wheels, Jason Eddy.

 

Os carrinhos, com escala de 1:64, criados nos Estados Unidos em 1968 por Elliot Handler para um público apaixonado por miniaturas, rodaram o mundo. Com uma produção anual de 100 milhões de unidades, a velocidade com que a empresa abastece sua legião de colecionadores impressiona. "A cada ano lançamos 300 modelos considerados básicos. Dentro desse volume, cerca de 12 modelos são produzidos em menor número.

 

Eles são conhecidos como T-Hunt", conta Eddy. Além dos modelos básicos raros, a marca mantém uma linha com uma escala diferenciada, 1:18, que significa modelos maiores, também produzidos com numeração e em edição limitada.

 

Toda a produção da Mattel é realizada no mercado asiático, com destaque para a China. Sem divulgar informações financeiras, Eddy conta que o Brasil é o segundo maior mercado da Hot Wheels em vendas desde 2006, atrás somente dos Estados Unidos.
Os carrinhos Hot Wheels chegaram ao País na década de 1980 com distribuição da Brinquedos Estrela e, a partir de 2000, começaram a ser distribuídos pela própria Mattel, que chegou ao Brasil em 1998. "Em número de vendas, o Brasil está mais próximo dos Estados Unidos, o líder do mercado, do que do México, que mantém a terceira colocação", conta. O quarto mercado em vendas da Hot Wheels é o Reino Unido. Quando o assunto são as pistas, o Brasil é líder nas vendas das chamadas pistas de baixo custo, cujo valor oscila entre R$ 39,90 e R$ 49,90.

 

Prestígio

 

"A Hot Wheels é hoje uma das principais marcas da Mattel em todo o mundo junto com Barbie", afirma Eddy. Segundo dados fornecidos pela companhia, a cada segundo, sete carrinhos da marca são vendidos no mundo. Os registros da marca apontam por volta de 800 modelos de carrinhos com a assinatura Hot Wheels e cerca de 11 mil variações disponíveis em diferentes escalas.

 

Um exemplo do prestígio dos carrinhos é o resultado de um leilão para a compra do Beach Bomb Bus, de 1969, peça arrematada por US$ 72 mil. "Os modelos preferidos nos Estados Unidos são o Camaro e o Corvette. No Brasil, os itens da Volkswagen são os que fazem mais sucesso, a exemplo do México", conta Eddy. Entre as crianças, os preferidos são os modelos de carros que estão nas ruas, enquanto o público mais velho prefere os antigos.

 

Para chegar aos 300 modelos desenvolvidos anualmente, a Hot Wheels mantém um escritório de design nos Estados Unidos e realiza inúmeras pesquisas por todo o mundo. "A nossa base de informação são as pesquisas. Buscamos conhecer a fundo nossos diferentes públicos-alvo", afirma o executivo. "Com 300 modelos temos a certeza de conseguir atender aos desejos e, em muitos casos, surpreender nossos consumidores", completa.

 

Eddy conta que os pilares da marca Hot Wheels são velocidade, performance, potência e atitude. "Nosso objetivo é passar esses valores para cada um dos carrinhos produzidos e torná-los cada vez mais atraentes para que eles agreguem valor ao dia-a-dia dos consumidores", comenta.

 

Para comemorar os 40 anos, foi criado o mais caro exemplar da marca: uma versão em escala 1:64 (miniatura), com carroceria em ouro branco e cravejado com 2,7 mil diamantes (brancos, azuis e pretos). Avaliada em US$ 140 mil, a peça foi idealizada pelo designer da marca, Larry Wood, e confeccionada pelo joalheiro Jason Arasheber. No final de 2008, o modelo será leiloado em benefício da Big Brother Big Sister of New York City - instituição norte-americana que trabalha com crianças e adolescentes.

 

A Mattel preparou uma série de ações exclusivas em todo o mundo. O Brasil também fará parte das estratégias. Por aqui, a companhia promoveu o "1:1" (tamanho real), concurso cultural inédito no País voltado a universitários com a proposta de incentivá-los a projetar um carro customizado que apresente os atributos da marca Hot Wheels. E, em homenagem à Mattel do Brasil, a companhia desenvolveu o Amazoon - inspirado nos carros da Stock Car -, disponível para venda até o fim de 2008. É bom ficar de olho. Quem sabe quanto esse modelo valerá no futuro?

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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