Abocanhar os consumidores afoitos por novidades de produtos premium e sustentáveis é a nova meta do grupo Walmart, terceira maior rede supermercadista do País, atrás apenas de Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA). Segundo o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, isso será um dos pontos-chaves da marca nos próximos anos, para não ficar perder espaço para a concorrência. "Estamos trabalhando para levar ao consumidor produtos com atributos de sustentabilidade, cada vez mais demandados pelos brasileiros", disse.
O executivo não confirma, mas tudo indica que a empresa busca acompanhar os passos da marca Taeq, do GPA, que tenta atuar com esse perfil de foco em sustentabilidade e produtos um pouco acima da média em termos de custo ao consumidor. Assim, o Walmart começa a investir na sua marca própria com esse conceito, e a partir de agora passa por uma reestruturação e mudança de layout para adotar uma imagem de empresa cada vez mais sustentável, que busca não causar agressão ao meio ambiente.
Para reafirmar esse conceito, ontem foi inaugurada a primeira loja ecoeficiente da rede na capital mineira, a oitava no País. A loja, que recebeu investimentos da ordem de R$ 47 milhões, gerou cerca de 340 empregos diretos no município. Já o grupo Pão de Açúcar que está à frente deste conceito, continua investindo no setor e lançou recentemente mais dois produtos com características consideradas saudáveis: os cookies orgânicos e a versão light das sopas congeladas.
Entidade
Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro) a "bola da vez" no setor hipermercadista são as marcas próprias, que ficaram, no ranking da entidade, em segundo lugar, perdendo apenas para o setor de vestuário. O segmento como um todo cresceu 18% de julho de 2009 até junho deste ano, fechando o período com 65 mil itens de marca própria.
A presidente da associação, Neide Montesano explicou as mudanças do mercado. "Daqui para a frente as varejistas irão cada vez mais investir em marcas próprias e muitas com o foco de sustentabilidade para alavancar vendas", disse Neide.
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, confirmou a tendência. "É algo que vai acontecer daqui para a frente, porém a garantia de sucesso destes produtos será baseada na qualidade dos produtos oferecidos e na reciclagem da embalagem, pois é nisso que o consumidor irá prestar atenção."
Veículo: DCI