O Grupo Carrefour acaba de anunciar que, a partir do dia 15 de dezembro, as 14 agências de turismo que operavam com sua bandeira passarão a atuar com a marca da CVC. A medida começa a ser vista pelo mercado como uma estratégia para amenizar o déficit do grupo, que hoje chega a uma quantia de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o especialista em varejo Ricardo Pastore, no entanto, a venda das agências não seria um negócio representativo diante do montante da dívida, mas "é um movimento que vale ser acompanhado daqui para a frente, caso o grupo venha a vender outros negócios com que atua". Para ele, a iniciativa seria uma forma de o grupo concentrar suas energias em seu negócio principal, ou seja, o varejo de alimentos.
Por meio de comunicado oficial, o Carrefour afirmou que " a negociação bem-sucedida com a parceira CVC se deu por conta de uma relação de sucesso entre as empresas, que trabalham juntas desde 2006 na comercialização de produtos turísticos, e do compromisso de continuar oferecendo aos consumidores da rede serviços de qualidade".
A CVC é a maior operadora de turismo do Brasil e da América Latina, e a negociação se refere às unidades localizadas nas galerias comerciais que ficam em Osasco, São Bernardo, Jabaquara, Santos Praiamar, Anchieta, Vergueiro, São Caetano do Sul, Goiânia Sul, Aricanduva, Santo André, Imigrantes, Anália Franco, Pinheiros e no Shopping Butantã, na zona sul da capital paulista.
Procurada, a CVC informou que não falaria sobre a parceria com o grupo, mas o que se sabe é que, com o negócio, a operadora - que tem agências exclusivas em outras unidades Carrefour - amplia sua rede de distribuição e venda de produtos turísticos. A partir de agora, a CVC totaliza 610 agências exclusivas, e conta com oito mil agências de viagens multimarcas independentes.
Veículo: DCI