Lojas de departamentos e grandes redes varejistas incrementam faturamento e fidelizam clientes com as chamadas "listas de presentes", que em outros estados já fazem sucesso e começam a ganhar espaço também em Minas Gerais. A procura pelo serviço cresceu em três anos 215% na Ricardo Eletro e na rede de departamento Leader o serviço pode ser incrementado.
Na Ricardo Eletro as listas de sugestão de presentes para casamentos são expostas desde 2005 e desde então foram feitas 15 mil listas nas lojas da rede em todo o país. Para casamentos que vão ocorrer nos próximos seis meses 4 mil listas estão ativas, sendo 2,500 mil em Minas Gerais. Em setembro a rede Ricardo Eletro faturou R$ 300 mil com vendas feitas por meio do serviço. Só na unidade do BH Shopping, em Belo Horizonte, o faturamento foi de R$ 80 mil, frente a R$ 7 mil no mesmo período há dois anos.
Para captar o cliente e tornar as listas mais conhecidas a Ricardo Eletro fez parcerias com cursos de noivas e implantou nas unidades da loja no Ponteio Lar Shopping e no BH Shopping o serviço de consultoria para noivos. Um consultor fica à disposição para auxiliar na elaboração da lista e os noivos podem acompanhar pela internet como vão as vendas.
"Um convidado pode comprar um produto da lista em uma loja Ricardo Eletro em Salvador, na Bahia, que a empresa faz a entrega do produto no dia e local marcado sem cobrança de frete", explicou a coordenadora comercial de listas de casamento da Ricardo Eletro, Michele Matos de Oliveira.
Mercado incipiente - A Leader, loja de departamento com 39 unidades espalhadas pelo Brasil, com três pontos-de-venda na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Minas Shopping, Shopping Del Rey e Itaú Power Shopping), já fatura com o sistema.
A lista de casamento representa 2% das vendas totais da rede. No setor de utilidades domésticas 20% do resultado das vendas têm origem nas listas de presentes. Em Minas este percentual ainda é baixo (5%).
No fechamento do ano a Leader planeja um crescimento em relação a 2007 de 70% nas vendas com as listas em todo o Brasil. "No Estado as listas ainda não são famosas, mas a procura pelo serviço está aumentando, investimos em publicidade para divulgar o sistema", disse a gerente da unidade da Leader no Minas Shopping, Ana Beatriz Nunes Corgosinho.
O serviço começou como lista de casamento, mas há um ano o aumento na demanda levou a empresa a disponibilizar o sistema para bodas, chá-de-panela e outros. Pela internet pode-se acompanhar como estão as vendas dos produtos escolhidos. "Ainda não temos em Minas o serviço de agendamento da entrega do presente em domicílio, isso vai acontecer de acordo com o aumento na procura pelas listas", ponderou a gerente da Leader.
Veículo: Diário do Comércio - MG