Criada em 1916, numa pequena fábrica artesanal da cidade italiana de Parma, a Acqua di Parma foi a colônia que rompeu com as fragrâncias intensas e complexas no início do século XX, imprimindo um novo paradigma à perfumaria mundial. Quase cem anos depois, o aroma que se tornou sinônimo de modernidade e do estilo de vida do italiano rico - que seduziu estrelas como Cary Grant, David Niven, Ava Gardner, Lana Turner e Audrey Hepburn - é um dos que mais interpretam o luxo contemporâneo.
Tornou-se cult da perfumaria e vem conquistando cada vez mais fãs no mundo todo.
No Brasil, a marca desembarcou em 2004. Eram apenas dois pontos de distribuição, no Duty Free do aeroporto de Congonhas e na perfumaria instalada na Daslu, ambos em São Paulo. Já no ano seguinte, a marca faturava R$ 400 mil. De lá para cá, as vendas cresceram mais de 300%. O mix de produtos da grife, hoje, está em mais de 20 lojas de prestígio por todo o País, que ganharão em 2009 as linhas de viagem e de cuidados para a pele.
Gabriella Scarpa, presidente mundial de Acqua di Parma, esteve no País para acompanhar as operações por aqui. Está animada com o ritmo do crescimento. "Hoje, nossos grandes clientes são ainda italianos e americanos. Na Itália, estamos em 500 pontos de venda. Nos Estados Unidos são 150", conta. "É certo que o produto é de nicho, mas temos a intenção de que os negócios cresçam 25% até o ano que vem no Brasil, com a ampliação estratégica dos pontos de venda", diz ela.
A marca credita seu sucesso e faturamento - acima de € 18 milhões anuais - ao processo de produção delicado e ao cuidado em reproduzir a fórmula quase que centenária, que traz laranja, limão e bergamota, como notas de cabeça; sálvia, alecrim e erva-cidreira, nas notas de coração; e fundo de madeira de sândalo, vetiver e patchuli.
"Hoje, temos clientes de 25 a 65 anos. São pessoas que buscam qualidade e exclusividade. O que mostra que a fórmula continua atualíssima", entende Gabriella.
O renovado interesse pela colônia levou a marca a lançar uma nova gama de produtos, entre os quais, a linha de banho e corpo, a linha Blu Mediterraneo, produtos de barbearia, malas de viagem, e objetos em couro, além de uma linha casa, com velas e essências. "Todos trazem uma interpretação do estilo de vida italiano. São igualmente refinados e delicados", observa Gabriella.
Ela diz que os novos mixes de produtos passaram a ser criados em 2003, quando a grife lançou uma alternativa a sua colônia-ícone. Trata-se da Colônia Assoluta, pensada para um público jovem. Em 2005, foi a vez de lançar a linha Blu Mediterraneo, com cinco fragrâncias que refletem os aromas do Mediterrâneo: Arancia di Capri, Cipresso di Toscana, Mandorlo di Sicilia, Fico di Amalfi, e o Mirto di Panarea. Esta acaba de ser lançada no Brasil. Criou também uma fragrância feminina, a Iris Nobile, nas versões eau de toilette e eau de parfum (mais concentrada), que traz a íris - flor mais cobiçada e cara da perfumaria atual - nas notas de cabeça, coração e fundo.
No começo deste ano, foi a vez da linha Blu Mediterraneo Italian Resort, com cinco produtos para o rosto e para o corpo: elixir para os olhos, creme facial, esfoliante para o corpo, nutritivo e concentrado reparador corporais, que chegam ao Brasil no início de 2009, juntamente com a linha de viagem, com malas, bolsas e acessórios feitos à mão.
"A aquisição da marca pelo grupo Louis Vuitton Moët Hennessy [LVMH] em 2001 foi um passo importante para sua transformação em um dos perfumes líderes no mercado internacional de luxo", afirma Gabriella, que ainda diz que o Brasil está na lista dos países que possivelmente receberão uma filial do spa criado pela marca, o Blu Mediterraneo.
Inaugurado este ano no Iate Clube Costa Esmeralda, em Porto Cervo, na Itália, o spa está instalado num porto de escala para marinheiros e proprietários de embarcações de luxo, e promete ser um refúgio chique às margens do Mediterrâneo.
Tem tratamentos especialmente criados pela equipe do Spa Chakra - um dos maiores especialistas em técnicas de spas de luxo -, e usa produtos da própria Acqua di Parma. "Um lugar para sonhar, entre a natureza selvagem e a tradição cultural da Sardenha, o que faz parte da nossa estratégia para divulgar o bom gosto genuinamente italiano", declara Gabriella.
Veículo: Gazeta Mercantil