Para crescer no País, o Makro está disposto a investir e mudar de cara. Em 2009, serão aplicados mais R$ 240 milhões para a abertura de lojas e postos de combustíveis.
"Queremos entrar naqueles estados onde ainda não temos operação e, naqueles em que já temos loja instalada, vamos buscar cidades inportantes no interior. Estamos analisando também reforçar nossa presença em algumas capitais", explica Rubens Batista Junior, presidente do Makro no Brasil.
Batista, que ocupava a posição de vice-presidente executivo e CFO do Makro América do Sul, assumiu na segunda quinzena de abril a presidência da rede no Brasil e pretende ampliar os modelos de negócios da empresa, para atingir novos mercados e também aumentar a participação de alguns públicos consumidores específicos em suas vendas.
Dentro desta estratégia, R$ 1,2 milhão do investimento previsto será utilizado na criação do espaço Speciale, um espaço dentro das lojas da rede voltado para o público de pequenos hotéis, restaurantes e cafés. O primeiro espaço Speciale será aberto dentro da loja da Vila Maria, em São Paulo, no dia 24 deste mês. Propositalmente, a loja da Vila Maria foi escolhida por ser a primeira loja do Makro no Brasil, aberta em 1972.
Adega com 5 mil rótulos. A idéia é que o espaço englobe uma adega climatizada com mil rótulios de vinhos nacionais e importados, charutaria, embutidos, defumados, queijos, temperos e especiarias, chocolates finos e cafés especiais. "Queremos, nesse espaço, oferecer tudo aquilo que um pequeno empresário do ramo de hotelaria ou gastronomia precisa para melhorar a oferta de produtos e serviços ao seu consumidor final", diz Batista. "Atualmente somos grandes em refrigerantes e água, agora queremos ser os líderes em vinhos também".
O número de clientes de pequenos restaurantes e hotéis foi o que mais cresceu para o Makro nos últimos anos, e por isso a empresa resolveu investir no espaço mais sofisticado para esse setor. "Eles representavam 24% da base de clientes, há três anos, e atualmente são 30%", diz Batista. Haverá também consultores atendendo no setor para orientar os pequenos empresários a combinar o vinho com o cardápio oferecido, por exemplo.
A empresa holandesa vai ampliar também o número de lojas com o serviço de entregas para empresas de hotelaria e restaurantes, o Makro Delivery. Atualmente, 14 lojas no Brasil oferecem o serviço, e até o fim do ano este número deve chegar a 30. Será ampliado também o canal de televendas, que passará a fornecer, além de alimentos, eletroeletrônicos.
Se há dois anos a grande virada do Makro foi abrir as portas para o consumidor final, e não apenas para o cliente pessoa jurídica, agora o antigo cliente voltou ao foco da rede. "Queremos entender a necessidade e o perfil de cada nicho de mercado, para oferecer novas soluções e serviços", afirma Batista.
Para 2009, ele pretende criar um espaço semelhante ao Speciale, porém voltado aos pequenos varejistas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ