O governo anunciou ontem o aumento do Imposto de Importação para 14 tipos de brinquedos. De acordo com resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex), o tributo passará de 20% para 35%. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" e o objetivo é combater aumento das importações.
O aumento estará em vigor até 31 de dezembro de 2011 e atende a solicitação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) para combater o crescimento das importações. A medida atinge principalmente os brinquedos fabricados na China, origem de quase 90% das importações brasileiras.
"Atualmente, o Brasil importa brinquedos de várias faixas de preços. Os produtos importados, segundo os fabricantes, estão competindo com os nacionais em nichos específicos e não apenas no mercado de brinquedos de menor valor", informou o ministério.
Entre os brinquedos que estão na lista dos itens que terão aumento da alíquota estão triciclos, patinetes, carros de pedais, carrinhos para bonecos, bonecos, trens elétricos, incluídos os trilhos, sinais e outros acessórios, quebra-cabeças, instrumentos e aparelhos musicais.
Veículo: Valor Econômico