Os dois maiores grupos varejistas de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país decidiram promover descontos agressivos na última semana do ano. Trata-se de um período tradicionalmente fraco para as vendas, uma vez que 70% da demanda do mês se concentra nas duas semanas antes do Natal.
O Grupo Pão de Açúcar- dono das bandeiras Extra e Ponto Frio, que em julho deste ano consolidou a associação com a Casas Bahia, líder do setor - está promovendo descontos de até 50% para a bandeira Extra. A promoção envolve eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, informática, CDs, DVDs, utensílios domésticos e brinquedos. Os itens podem ser adquiridos em até 24 vezes sem juros nos cartões do Extra. Até semana passada, o prazo era de 18 vezes. A expectativa é que as vendas da bandeira cresçam 20% neste saldão, em relação ao evento de 2009.
Já o saldão de Casas Bahiae Ponto Friopromete itens com até 70% de desconto, em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito ou em 24 vezes com juros nos respectivos cartões das redes.
A Máquina de Vendas, vice-líder do varejo, promove esta semana promoções de ponta de estoque com até 50% de desconto. Nas três redes que integram a varejista - Ricardo Eletro, Insinuantee City Lar-, os produtos podem ser adquiridos em até 10 vezes sem juros no cartão. A partir da próxima semana, segundo Ricardo Nunes, presidente da varejista, as três redes darão início ao saldão de Natal, oferecendo descontos de até 80%.
Já o Magazine Luiza, terceiro no ranking do varejo, decidiu promover apenas a sua tradicional Liquidação Fantástica, de um único dia, que costuma ocorrer em janeiro.
Veículo: Valor Econômico