O Walmart e um grupo de sócios acertaram um investimento superior a US$ 500 milhões na varejista chinesa on-line 360buy Jingdong Mall, para aproveitar o aumento na demanda no comércio eletrônico do país, maior mercado de internet do mundo.
A maior varejista mundial, que tem sede nos Estados Unidos, ficará com uma participação na 360buy, no papel de "investidor estratégico", disse Li Jing, porta-voz da empresa de Pequim, ontem. Ela não quis dizer o nome dos outros parceiros no aporte.
O grupo Walmart busca expandir-se no mercado chinês para concorrer com o Carrefour, da França, e outros rivais, à medida que a expansão econômica estimula a demanda dos consumidores no país.
Essa não é a primeira iniciativa da varejista americana no comércio eletrônico da China. A companhia lançou em novembro operações, ainda em fase de testes, de compras on-line de sua unidade Sam's Club, em Shenzhen.
"O investimento mostra que o Walmart não quer perder os compradores chineses de internet", disse Wang Bing, analista da Philip Secutities Research, em Xangai.
Vivian Jiang, porta-voz do Walmart em Pequim, não quis falar sobre o investimento.
A 360buy, fundada em 2004, vende desde eletrodomésticos até livros para mais de 15 milhões de usuários, por meio de centros de distribuição em quase 60 cidades, segundo o site da empresa chinesa.
O investimento foi divulgado ontem, previamente, pelo jornal chinês "China Business News", com declarações do executivo-chefe da 360buy, Liu Qiangdong.
Veículo: Valor Econômico