O resultado de vendas excepcional no período natalino está formando um panorama de corrida por produtos de volta ás aulas no varejo, depois que grandes redes como Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Armarinhos Fernando, entre outras, começam a ver batidas as expectativas de vendas no período e passam a montar estoques de olho nas próximas grandes vendas de 2011: volta às aulas e o carnaval.
Outros segmentos que viram os números atingirem as projeções neste Natal foram os de lojistas de centros de compras, tanto que a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) viu crescimento de 13% no período, e a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) de 15%. Na rede Armarinhos Fernando, o balanço do final de ano foi bom e a saída dos produtos grande, por conta disso a empresa já está com foco na volta às aulas e carnaval.
De acordo com Ondamar Ferreira, diretor do grupo, a saída de bonecas e carrinhos foi o grande destaque das vendas neste fim de ano. "Sempre esperamos que as bonecas tenham uma saída maior, e este ano não foi diferente.Temos três modelos este ano que saíram bastante, uma delas com um valor médio de R$ 300, que não é barato, mas mostra o maior poder aquisitivo do brasileiro neste Natal", disse.
No balanço prévio de Natal, o executivo estima que o crescimento tenha sido de 5,5% e diz que nenhum item chegou a zerar no estoque, porque o grupo oferece presentes o ano inteiro e não faz compras específicas para o Natal. "Somos uma rede que trabalha o ano inteiro com brinquedos, por exemplo, que é o nosso forte, então já nos preparamos para o ano todo abastecido", diz
Fora isso, as vendas de material escolar já começaram nas lojas da rede Armarinhos Fernando, e de acordo com Ferreira desde a terceira semana de dezembro o estoque já começou a ser colocado nas lojas.
"No dia 3 de janeiro já teremos todos os itens novos para o período de volta às aulas, que também é uma data importante para o grupo", disse o executivo que lembrou que o carnaval também deverá impulsionar as vendas no primeiro trimestre do ano.
A possibilidade de vendas de atacado e varejo para datas como volta às aulas e carnaval impulsionam o estoque da rede. "Esse tipo de produto venderemos em grande quantidade, para pequenos bazares, o que nos faz ter uma atenção especial com o atacado", afirmou o executivo.
Veículo: DCI