Presente experiência é novidade neste Natal

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Com as grandes mudanças no perfil do consumidor, uma nova vertente para o varejo vem surgindo como alternativas de presentes para este natal: o presente experiência. Para acompanhar esse novo nicho de mercado, redes como Fnac, Saraiva, Walmart e Sam's Club já aderiram às vendas. Concorrentes como Ponto Frio, Ricardo Eletro e Compra Fácil já fazem planos de entrar neste segmento em 2011. São opções como livretos, com alternativas de salões de beleza, além de spas e jantares oferecidos ao presenteado, que poderá desfrutar de uma das opções ao receber o presente.

 

Entre as empresas que oferecem o serviço, O Melhor Da Vida e Smart Box são as que mais se destacam no cenário nacional. O perfil do consumidor que ganha este presente normalmente é o de uma pessoa descolada, antenada nas tendências, mas que precisa sair da rotina. Para que isto aconteça, estas companhias desenvolveram atividades para homens, mulheres e casais, aventureiros, atletas ou amantes de uma boa culinária.

 

A Smartbox está presente em oito lojas da Fnac no Brasil, três delas só em São Paulo, e em quatro lojas da Livraria Saraiva. Ao todo são mais de mil opções somando as 10 caixas-presente sob os temas bem-estar, aventura ou hotelaria.

 

Já O Melhor da Vida oferece o mesmo serviço que antes era voltado para corporações. De olho no crescimento do mercado de vendas no varejo para pessoa física, a agência já começa a traçar os planos para o ano que vem. "As vendas para pessoa física dobraram este ano. Somos fortes no mercado corporativo, mas o planejamento para 2011 é estruturar o canal de distribuição para atingir o consumidor", conta Jorge Nahas, CEO da O Melhor Da Vida.

 

A estimativa de Nahas é de que este mercado de vendas no varejo chegue a um faturamento de R$ 30 milhões em 2011. Com este atrativo, o objetivo da companhia é se fortalecer fora do ambiente virtual, onde hoje se concentra sua estrutura. Prova disso é que as experiências de O Melhor Da Vida estão sendo negociadas com empresa de varejo on-line como PontoFrio, Compra Fácil, Ricardo Eletro e Mundo Verde.

 

De acordo com Marcelo Ribeiro, diretor de Comércio Eletrônico (e-commerce) da Ricardo Eletro, o crescimento desse cenário de presente experiência já vem sendo estudado pelo grupo. "Todas as novidades no perfil do consumidor são bem vindas pela Ricardo Eletro, já estudamos a possibilidade de vendas e temos planos de ingressar nesse segmento ano que vem", disse.

 

Na Smartbox 70% das vendas são feitas no varejo através de empresas como Fnac, Saraiva, Walmart e Sam's Club. A estratégia sempre teve como foco as pessoas físicas porque causa um efeito de memória muito mais longo do que um presente comum. "A não ser que o presenteado receba uma BMW. Pode até ser inesquecível, mas não são todos que ganham uma", brinca João Viana, Country Managener da Smartbox no Brasil.

 

A busca do consumidor pelas experiências tem crescido principalmente pelo trabalho feito nos pontos de venda. Sob o conceito de uma nova forma de presentear, a Smartbox se instalou em 23 países, mas nem assim consegue atender a todos. "A única restrição que temos é pela idade porque não há temas para crianças", afirma Viana.

 

Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart, que já comercializa presentes experiências, adianta que o segmento tem muito potencial de crescimento, por isso a aposta do grupo. "Já trabalhamos com esse tipo de produto e a saída é boa, ainda é cedo para mensurar números exatos de vendas, mas a aposta nesse novo foco de produto é uma tendência do varejo", diz.

 

Dias lembrou ainda que se trata de um conceito pouco explorado no Brasil e, por isso, ainda pouco comprado. "Com a influencia da internet e grande massificação de informações compartilhadas, logo todos conhecerão o presente experiência e trarão novos consumidores, as redes que estiverem mais preparadas para atender, sairá na frente", completou.

 

Para melhorar o recebimento do público para este novo produto, Viana aposta no contato visual entre cliente e rede varejista "Nas lojas usamos displays especiais de sete modelos diferentes, de acordo com a necessidade do varejista. Telas de LCD para divulgar o conceito, promotores de venda, ações nas lojas completam as ações. Investimos bastante no ponto-de-venda", diz.

 

Aceitação do público

 

De acordo com o professor de economia aplicada da Universidade de Campinas (Unicamp), Pedro Campos o conceito de presente experiência ainda é um tabu a ser quebrado pelos varejistas. "A ideia de presente experiência vem quase que quebrar os preconceitos de compras de Natal. Uma vez que você pode presentear um parente com uma experiência diferente você coloca em outro patamar o conceito de presente, que nem sempre precisa ser físico", declara.

 

Sem números específicos ainda para este tipo de venda o professor acredita que o crescimento será muito grande em dois anos, e que a essa altura o varejo estará oferecendo experiências ainda mais inusitadas. "Imagine a possibilidade de presentear aquele seu amigo louco por futebol com um vale jogo da copa? E imagine que você não precisa ir ao estádio comprar, você pode comprar na Americanas, junto com o cartão que irá acompanhar o presente? Este é o novo conceito", previu.

 

A resistência por parte do público, para o acadêmico é uma questão a ser trabalhada dentro do varejo. "Vender um dia em um spa ao lado de artefatos físicos não é tarefa fácil, mas com todas as dificuldades, mais e mais empresas aparecem oferecendo esse tipo de serviço, agora, cabe ao varejista reorganizar a prateleira e colocar, lado a lado roupa, mesa, banho e jantar a luz de velas." As grandes vendas, no entanto, de acordo com a opinião do professor, estará no e-commerce. "Mesmo com a possibilidade de comprar fisicamente, o perfil do consumidor deste tipo de produto é jovem, é ligado e envolvido com tecnologia, por isso as vendas on-line deverão ser o carro-chefe dessa nova modalidade."

 


Veículo: DCI


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