O volume de vendas do varejo brasileiro na semana do Natal (18 a 24 de dezembro) aumentou 15% na comparação com a mesma semana de 2009, o melhor resultado desde 2004 - ano em que houve expansão de 16,1% sobre o mesmo período de 2003. Os dados foram apurados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Natal 2010.
O resultado superou as expectativas dos varejistas, que previam um crescimento de 10,5% sobre as vendas de 2009, de acordo com o indicador da Serasa. Na cidade de São Paulo, as vendas cresceram 14,9%. O bom desempenho também foi observado no fim de semana anterior ao Natal (dias 17, 18 e 19), quando as vendas cresceram 12,6%, ante o período equivalente de 2009.
Para os economistas da Serasa Experian, o desempenho foi determinado pelo elevado nível de emprego, pela expansão da massa de rendimentos dos consumidores e pelas condições de parcelamento ainda bastante favoráveis, apesar das medidas adotadas pelo Banco Central (BC), que visavam conter o avanço acelerado do crédito e que "parecem não ter produzido efeitos adversos significativos sobre as vendas de final de ano", avaliou a Serasa.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) compartilha da mesma avaliação. As novas normas do Banco Central, aumentando o compulsório dos bancos e retirando R$ 62 bilhões de circulação, não afetaram as vendas natalinas. Para a Alshop, os efeitos, provavelmente, serão percebidos a partir de meados de janeiro.
Segundo levantamento da Alshop, as vendas nos shoppings no período do Natal registraram crescimento de 13% em relação ao mesmo intervalo em 2009. No ano todo, foi verificado um aumento de 12%.
O segmento de óculos, bijuterias e acessórios despontou nos shoppings no período natalino, com expansão nominal de 18% sobre o mesmo período de 2009. No ano todo, o desempenho foi menor, mas ainda bastante positivo - ficou em 12%.
O segmento de perfumaria e cosméticos teve vendas nominais até 17% maiores na semana pré-Natal e de 14% no acumulado de janeiro a dezembro de 2010. Em terceiro lugar, o segmento de vestuário apresentou crescimento nominal de 13% sobre o Natal de 2009. Já no ano todo, a alta foi de 10%.
Para a Alshop, com a melhoria na economia brasileira, o desempenho do varejo em 2010 apresentou, desde os primeiros meses, um desenvolvimento firme e consistente amparado por oferta de crédito farto e prestações alongadas, redução nas taxas de juros para o consumo, aumento da renda, ampliação do emprego formal e a valorização do real - que tornou os produtos importados mais baratos.
Em relação à contratação de temporários, os lojistas de shopping admitiram no fim de 2010 cerca de 130 mil pessoas, com um aumento de 13% sobre os contratados no Natal de 2009.
Veículo: Valor Econômico