Vendas de produtos dessas categorias nos shopping centers registraram crescimento de até 18% no período que antecedeu o Natal.
Como é de praxe, o Natal contribuiu para reforçar o desempenho positivo dos shopping centers em 2010 em todo o País. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) detectou vendas nominais com majorações variando de 9% a 18% neste Natal em relação a igual período de 2009.
Entre os campeões de vendas ficaram os óculos, bijuterias e acessórios, com elevação de 18%; eletroeletrônicos, de 17%, com destaque para aparelhos de televisão de LCD, notebooks, iPods e outros itens de informática; perfumaria e cosméticos, também com crescimento de 17%, e livros, CDs e DVDs com 14%. Na comparação anual, o desempenho também foi positivo em todas as categorias.
Diversos fatores contribuíram para o expressivo avanço de 13% nas vendas em relação a igual período de 2009, com destaque para o aumento do poder aquisitivo dos salários, a elevação na oferta de crédito e no parcelamento, a retração nas taxas de juros para o consumo, a expansão dos postos formais de trabalho e a valorização do real.
Dois pesos
De acordo com a Alshop, todos os segmentos analisados registraram ganhos expressivos nos dois períodos avaliados. Alguns foram mais favorecidos pela queda do dólar e outros pela elevação na oferta de produtos tanto durante o ano quanto no período imediatamente anterior à comemoração natalina.
O crescimento do poder aquisitivo dos salários fez com que o volume de vendas subisse tanto no que se refere aos presentes mais simples, como bijuterias e acessórios, quanto aos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Para a entidade de lojistas, nem as novas normas do Banco Central (BC), que aumentaram o compulsório dos bancos e provocaram a retirada de R$ 62 bilhões do mercado, reduziram as vendas neste final de ano.
Temporários
O resultado acima das expectativas refletiu em um aumento na contratação de mão de obra temporária. Os lojistas de shopping centers em todo o Brasil admitiram aproximadamente 130 mil profissionais no final deste ano. O total é 13% superior aos contratados para o Natal de 2009. Neste ano, a entidade estima que serão efetivados 25% deste total, o que equivale a 32 mil funcionários.
Os meios de pagamentos mais utilizados foram cartão de crédito e débito (65%), cartões próprios de estabelecimentos comerciais (10%), cheques (10%) e dinheiro (10%).
Comércio eletrônico
No caso das vendas pela internet, a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) avalia que o segmento fechará negócios de R$ 15 bilhões até o final de 2010, o que aponta uma expansão de 40% em relação ao ano anterior.
No primeiro semestre deste ano, 23 milhões de consumidores realizaram, no mínimo, uma compra via internet, com valor médio de R$ 380. Os produtos mais vendidos no período foram livros, revistas, jornais, seguidos por mercadorias de saúde, beleza e medicamentos, além de itens de informática, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Somente no período que antecedeu o Natal, os negócios virtuais devem ter totalizado R$ 2,2 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro. Se o resultado se confirmar, haverá uma elevação de 40% em comparação com o total movimentado em igual período de 2009, que foi de R$ 1,6 bilhão.
Veículo: Diário do Comércio - SP