Resultado do maior grupo de varejo do País já incorpora as vendas da Casas Bahia de novembro e dezembro
O Pão de Açúcar divulgou ontem que as vendas brutas consolidadas atingiram R$ 36,140 bilhões no ano passado, alta de 37,8% na comparação com 2009. Desconsiderando os resultados das Casas Bahia, que passaram a ser incorporados no desempenho da varejista a partir de novembro, o faturamento da rede subiu 26,5%, para R$ 33,165 bilhões.
No conceito mesmas lojas, que incluem apenas unidades com mais de um ano de funcionamento, as vendas brutas do grupo cresceram 12,1% sobre 2009. Em termos reais, descontada a inflação pelo IPCA, o crescimento foi de 6,4%.
O desempenho foi puxado pelas vendas de bens duráveis da Globex, empresa controlada pela companhia que opera as bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, cujo crescimento em mesmas lojas foi de 30,2%. O faturamento da Globex somou R$ 10,015 bilhões no ano passado, resultado 112,6% maior que o de 2009, influenciado pela Casas Bahia.
Apenas as vendas brutas de produtos das lojas Pão de Açúcar, Extra, Assai, CompreBem e Sendas registraram crescimento de 12% em 2010, atingindo R$ 26,125 bilhões. Os destaques das vendas foram as categorias de bebidas, perfumaria e limpeza, eletro e têxtil. Segundo a empresa, no conceito mesmas lojas, as vendas do Assai e do Extra Supermercados avançaram, respectivamente, 18% e 23,4%.
No quarto trimestre, a receita bruta do Pão de Açúcar totalizou R$ 12,599 bilhões, expansão de 50,7% sobre 2009. Excluindo o resultado das vendas das Casas Bahia, que há um ano não fazia parte do Pão de Açúcar, o faturamento somou R$ 9,625 bilhões (alta de 15,1%). No conceito mesmas lojas, as vendas subiram 11,5% de outubro a dezembro.
Média. O crescimento das vendas do Pão de Açúcar em 2010 deve superar a média do setor como um todo. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento das redes acumula expansão nominal de 9,4% entre janeiro e novembro - descontada a inflação, a alta é de 4,3%.
Assim como o Pão de Açúcar, as operações do Carrefour no Brasil também avançaram acima do mercado em 2010. Segundo a varejista francesa divulgou na quinta-feira, a receita no País somou 12,459 bilhões em 2010, aumento de 13,2% na conversão para o real. Terceira colocada no ranking do setor supermercadista, segundo a Abras, o Walmart ainda não divulgou os do Brasil em 2010.
Para o analista de consumo da corretora SLW, Cauê Pinheiro, o diferencial do Pão de Açúcar é o número de bandeiras, que abastece vários públicos. "A comparação de vendas mesmas lojas com o Carrefour ainda é positiva para o Grupo Pão de Açúcar", escreveram analistas da Votorantim Corretora em relatório.
Veículo: O Estado de S.Paulo