Neste verão, cerveja fica mais cara e passagens aéreas caem

Leia em 2min

Viajar de avião até ficou mais barato, mas a cervejinha do final de tarde na praia subiu neste verão, ao lado de outras despesas típicas da temporada de férias como sanduíches, academia de ginástica, hotel e clube -todos com aumentos superiores à inflação média ao consumidor de 2010 (6,24%), segundo levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) feito a pedido da Folha.

 

O destaque foi mesmo a cerveja, com alta de 10,35% no ano passado.
Já o preço médio das passagens aéreas caiu 13,26% -o que contribuiu para que o aumento dos produtos de verão (4,3%), calculado pela FGV, ficasse abaixo da inflação média.

 

"O consumo está muito aquecido, o que leva a repasses maiores de pressões de custo pelas empresas", diz André Braz, economista da FGV.
O cenário de aquecimento da economia, afirma, também explica o reajuste acima da inflação de uma série de serviços como hotéis e academias, também impulsionados pelo aumento real do salário mínimo no ano passado -indexador da remuneração de várias categorias, principalmente as com rendimentos menores.

 

Alguns artigos de vestuário, como bermuda masculina e blusa feminina, também subiram, ainda que menos do que a inflação.
Já alguns itens de recreação ficaram mais baratos em 2010, como teatro (-3,85%) e shows musicais (-0,21%).

 

VERSÃO DAS EMPRESAS

 

A AmBev diz que "historicamente reajusta os preços de venda ao varejo uma vez por ano em linha com a inflação". "Os reajustes variam de acordo com as praças e as embalagens dos produtos, e geralmente são anunciados nos últimos meses de cada ano ano, embora não ao mesmo tempo."

 

Segundo a TAM, a redução do preço médio das passagens aéreas é reflexo do aumento de passageiros viajando a lazer, que compram suas passagens com antecedência, quando as tarifas são mais baixas.

 

Procuradas, a Schincariol e a Gol não responderam às questões da reportagem.
No caso dos hotéis, o aumento decorre do custo maior com a mão de obra por conta do reajuste do salário mínimo, de acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem.

 

Já em relação aos bares, Sampaio diz que houve pressão do custo dos produtos, como a cerveja, por exemplo, além do efeito do aumento do salário mínimo.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Safra paulista de laranja fecha com queda de 16,4% na produção

Condições climáticas atrapalharam, afirmam citricultores   Condições clim&aacu...

Veja mais
Mercado de flores e de plantas ornamentais cresce no Brasil

Mercado interno sustentou crescimento no país, enquanto EUA e Europa registraram queda   Setor já e...

Veja mais
OMO aposta na tecnologia dos concentrados para um planeta mais limpo

Marca tem investido R$ 30 milhões no lançamento de lançamento de OMO Líquido Super Concentra...

Veja mais
Chocolates Garoto estreia no mercado de biscoitos com seis opções

Sabores tradicionais da marca inspiram os lançamentos.   A Chocolates Garoto acaba de lançar uma l...

Veja mais
L'Oréal tenta mudar hábito de brasileira em cosméticos

As brasileiras estão entre as mulheres que mais gastam com produtos de beleza no mundo. Mas a maior empresa de co...

Veja mais
Wal-Mart vai reduzir sal e açúcar nos EUA

O Walmart Stores Inc. anunciou ontem que planeja reduzir gradualmente o preço das frutas e legumes e baixar o teo...

Veja mais
Consumo recorde de plástico e o avanço das importações

A indústria brasileira de transformação do plástico, integrada por 12 mil empresas e emprega...

Veja mais
Walmart e Michelle Obama

A rede americana de supermercados Walmart anunciou ontem que vai cortar preços de alimentos considerados saud&aac...

Veja mais
Samsung supera resistência às fusões e aquisições

A Samsung Electronics comprou uma companhia holandesa de tecnologia de telas para leitores eletrônicos de livros, ...

Veja mais