Bem Brasil conclui investimento

Leia em 3min

Processo iniciado em 2008 e finalizado em 2010, elevou capacidade instalada para 110 mil toneladas/ano.

 

Após investir R$ 30 milhões no aumento da capacidade de produção - processo iniciado em 2008 e concluído no ano passado -, a Bem Brasil Alimentos, fabricante de batata palito congelada e flocos desidratados de batata, com unidade fabril em Araxá, na região do Alto Paranaíba, já planeja novos aportes. A empresa vai automatizar o empacotamento de produtos, hoje realizado, em sua maioria, manualmente. O valor do investimento está em estudo, segundo informou o gerente-geral, João Emílio Rocheto.

 

Ele ressaltou que a melhoria no processo de embalagem será realizada ainda neste ano e irá elevar a produtividade da fábrica. Segundo Rocheto, a planta tem recebido constantes investimentos em infraestrutura.

 

Com a ampliação, a capacidade instalada de processamento saltou de 45 mil toneladas de produtos por ano para 110 mil toneladas/ano. Atualmente, a unidade opera com 50% da capacidade instalada, o que corresponde ao processamento de 55 mil toneladas de batatas por ano. A expectativa de Rochedo é passar a operar com 25% de ociosidade até o final de 2011.

 

Ainda de acordo com o gerente-geral, a expansão da planta foi planejada com antecedência para que as obras pudessem ser concluídas em, no máximo, dois anos. "A estruturação de uma nova linha de produção é algo demorado, já que é preciso aprovar projetos e instalar equipamentos. O objetivo da empresa é continuar atendendo à grande demanda do mercado interno", afirmou.

 

Retrospectiva - Em 2010, a Bem Brasil Alimentos registrou alta de 10% no faturamento na comparação com o exercício anterior. Com o aumento do volume de produção, a receita em 2011 deverá crescer, conforme Rocheto, 50% em relação ao ano passado. "A elevação do poder aquisitivo do trabalhador contribui para que as pessoas tenham mais acesso a produtos antes considerados supérfluos. Além disso, a maioria dos consumidores busca por praticidade e encontra tal característica no nosso produto", avaliou.

 

As batatas palito congelada e os flocos desidratados de batata são fornecidos para as grandes redes supermercadistas. A empresa atua em todo o país, sendo que Minas Gerais detém 50% de participação. O restante é distribuído entre São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

Gargalo - A valorização do real diante da moeda norte-americana foi criticada por Rocheto, já que contribui para que as batatas palito sejam importadas a valores abaixo do que é praticado no Brasil. Ele ainda revelou que o governo europeu oferece subsídios aos agricultores daquele continente. "Com isso, eles conseguem comercializar o produto no mercado brasileiro com preços competitivos e se tornam uma concorrência desleal à empresa", explicou.

 

Outra dificuldade está na contratação de mão de obra. Segundo ele, durante o ano passado a empresa admitiu 136 funcionários e hoje soma 340 empregados. No entanto, Rocheto destacou a dificuldade de encontrar esses profissionais em 2010, momento em que a economia estava aquecida e a oferta de emprego superava o número de profissionais disponíveis no mercado.

 

Fundada em dezembro de 2006, a Bem Brasil está instalada em uma área de 327 mil metros quadrados. Para este ano, ainda está previsto o lançamento de uma linha infantil de batatas, além de produtos para o forno.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mercado valoriza cafés especiais

Investir na produção de cafés especiais se tornou um negócio rentável para os cafeicu...

Veja mais
Pioneira em poliéster, Rhodia aposta em náilon para crescer

A Rhodia, empresa que trouxe o fio de poliéster para o Brasil e que deixou esse segmento de negócios no fi...

Veja mais
L'Oréal estuda entrar com loja própria no País

A possível entrada da L'Oréal no varejo brasileiro com o conceito de loja própria poderá aci...

Veja mais
Preço do leite deve ficar mais alto este ano, prevê o setor

Com a expectativa do setor de que o preço do leite fique até 7% mais alto em 2011, a produçã...

Veja mais
A invasão coreana chega à publicidade

Cheil e HS Ad, que cresceram com LG e Samsung, apostam no potencial do Brasil   Com o discurso de que suas opera&...

Veja mais
Em breve, a Eudora vai bater à sua porta

Grupo Boticário cria marca paralela para entrar no cobiçado mercado de venda direta   A necessidade...

Veja mais
Material escolar pode custar uma mensalidade a mais

Levantamento indica grande variação de preços, principalmente em artigos de papelaria; saída...

Veja mais
Safra paulista de laranja fecha com queda de 16,4% na produção

Condições climáticas atrapalharam, afirmam citricultores   Condições clim&aacu...

Veja mais
Mercado de flores e de plantas ornamentais cresce no Brasil

Mercado interno sustentou crescimento no país, enquanto EUA e Europa registraram queda   Setor já e...

Veja mais