Processo iniciado em 2008 e finalizado em 2010, elevou capacidade instalada para 110 mil toneladas/ano.
Após investir R$ 30 milhões no aumento da capacidade de produção - processo iniciado em 2008 e concluído no ano passado -, a Bem Brasil Alimentos, fabricante de batata palito congelada e flocos desidratados de batata, com unidade fabril em Araxá, na região do Alto Paranaíba, já planeja novos aportes. A empresa vai automatizar o empacotamento de produtos, hoje realizado, em sua maioria, manualmente. O valor do investimento está em estudo, segundo informou o gerente-geral, João Emílio Rocheto.
Ele ressaltou que a melhoria no processo de embalagem será realizada ainda neste ano e irá elevar a produtividade da fábrica. Segundo Rocheto, a planta tem recebido constantes investimentos em infraestrutura.
Com a ampliação, a capacidade instalada de processamento saltou de 45 mil toneladas de produtos por ano para 110 mil toneladas/ano. Atualmente, a unidade opera com 50% da capacidade instalada, o que corresponde ao processamento de 55 mil toneladas de batatas por ano. A expectativa de Rochedo é passar a operar com 25% de ociosidade até o final de 2011.
Ainda de acordo com o gerente-geral, a expansão da planta foi planejada com antecedência para que as obras pudessem ser concluídas em, no máximo, dois anos. "A estruturação de uma nova linha de produção é algo demorado, já que é preciso aprovar projetos e instalar equipamentos. O objetivo da empresa é continuar atendendo à grande demanda do mercado interno", afirmou.
Retrospectiva - Em 2010, a Bem Brasil Alimentos registrou alta de 10% no faturamento na comparação com o exercício anterior. Com o aumento do volume de produção, a receita em 2011 deverá crescer, conforme Rocheto, 50% em relação ao ano passado. "A elevação do poder aquisitivo do trabalhador contribui para que as pessoas tenham mais acesso a produtos antes considerados supérfluos. Além disso, a maioria dos consumidores busca por praticidade e encontra tal característica no nosso produto", avaliou.
As batatas palito congelada e os flocos desidratados de batata são fornecidos para as grandes redes supermercadistas. A empresa atua em todo o país, sendo que Minas Gerais detém 50% de participação. O restante é distribuído entre São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.
Gargalo - A valorização do real diante da moeda norte-americana foi criticada por Rocheto, já que contribui para que as batatas palito sejam importadas a valores abaixo do que é praticado no Brasil. Ele ainda revelou que o governo europeu oferece subsídios aos agricultores daquele continente. "Com isso, eles conseguem comercializar o produto no mercado brasileiro com preços competitivos e se tornam uma concorrência desleal à empresa", explicou.
Outra dificuldade está na contratação de mão de obra. Segundo ele, durante o ano passado a empresa admitiu 136 funcionários e hoje soma 340 empregados. No entanto, Rocheto destacou a dificuldade de encontrar esses profissionais em 2010, momento em que a economia estava aquecida e a oferta de emprego superava o número de profissionais disponíveis no mercado.
Fundada em dezembro de 2006, a Bem Brasil está instalada em uma área de 327 mil metros quadrados. Para este ano, ainda está previsto o lançamento de uma linha infantil de batatas, além de produtos para o forno.
Veículo: Diário do Comércio - MG