A possível entrada da L'Oréal no varejo brasileiro com o conceito de loja própria poderá acirrar a disputa com Natura e Avon. A empresa francesa promete pôr em prática uma nova estratégia no mercado: consultoras de beleza em lojas de departamentos.
Diretamente da Europa, a empresa afirma que quer competir de maneira mais direta com as concorrentes no mercado brasileiro de cosméticos. Mas, ao invés de adotar as vendedoras porta a porta, a empresa francesa vai entrar no mercado por meio de consultoras de beleza em lojas de departamentos.
Segundo afirmou a agências internacionais o executivo-chefe da L'Oréal, Jean-Paul Agon, a maior aposta no Brasil é criar um negócio a partir do zero. Notícias de veículos dos EUA lembram que a estratégia de vendas diretas tem sido eficaz na classe média brasileira, e que tem ganhado força com o aumento da classe C nos últimos anos. O mercado de beleza brasileiro é também "crucial" para a L'Oréal, que quer atingir 1 bilhão de consumidores nesta década.
Conforme informações do mercado, a L'Oréal detém um terço de seus 17,5 bilhões de euros em vendas anuais nos mercados emergentes. A marca almeja crescer metade disso até 2020. Uma das probabilidades seria a empresa francesa se destacar da concorrência entre as globais de bens de consumo, que têm visto crescer os mercados "domésticos" com o aumento de emprego e renda dos emergentes.
Veículo: DCI