A Kimberly-Clark, dona das marcas Intimus, Scott e Kleenex, encerrou o quarto trimestre de 2010 com receita de vendas no mundo no valor de US$ 5,1 bilhões, uma expansão de 1,9% em relação ao mesmo período de 2009. No acumulado do ano, as vendas de US$ 19,7 bilhões foram 3,3% superiores ao verificado em 2009.
No segmento de cuidados pessoais, que tem o maior peso nos resultados da companhia hoje, a área internacional registrou uma evolução mais de duas vezes maior que a do grupo no mundo nos últimos meses do ano. Enquanto a empresa se expandiu 1,6% no setor de higiene pessoal de setembro a dezembro, nesse conjunto de países a alta foi de 4% nos três meses.
Esse braço de negócios da empresa inclui as operações na América Latina, Ásia, Oriente Médio, leste da Europa e África. Na América do Norte, o crescimento da Kimberly-Clark foi de 3% no intervalo analisado. O Brasil não foi citado no relatório de desempenho, mas a linha de frente da companhia no país tem informado que o desempenho tem sido positivo.
O lucro líquido do grupo no quarto trimestre foi de US$ 492 milhões (ou US$ 1,20 por ação) resultado praticamente igual ao registrado no mesmo período do ano passado. Já no acumulado do ano, o lucro encolheu 2,2%.
A elevação nos custos dos insumos limitou os ganhos da companhia, bem como a volatilidade do câmbio. Mesmo assim, os dados vieram acima das expectativas de alguns analistas, que apontavam para US$ 1,15 por ação.
A Kimberly-Clark revelou também que pretende eliminar suas operações integradas de fabricação de celulose para estimular o desempenho dos segmentos de papéis absorventes e profissional. A reestruturação nas áreas deve custar até US$ 420 milhões (após impostos). Como resultado da reestruturação, a empresa prevê uma redução nas vendas de até US$ 300 milhões em 2013, mas com impacto positivo no lucro.
Veículo: Valor Econômico